A bateria do notebook vicia se deixar ligada na tomada o tempo todo?

Saiba mais sobre os tipos de baterias, ciclos de carga e os cuidados ao usar o dispositivo conectado à energia elétrica.

Quem utiliza o notebook com frequência, muitas vezes se pergunta se deixar o dispositivo constantemente conectado à tomada pode afetar a vida útil da bateria. Essa é uma dúvida comum, e vamos esclarecer esse assunto. Portanto, saiba se bateria de notebook vicia se deixar ligado sempre.

Antes de mais nada, para entender melhor essa questão, é importante saber que existem dois tipos de baterias mais comuns em notebooks: as de íon-lítio e as de níquel. Vamos nos concentrar nas baterias de íon-lítio, que são mais encontradas nos modelos mais recentes.

O risco de prejudicar a bateria é real?

Ao usar o notebook, ele consome energia elétrica, e quando está conectado à tomada, a bateria é recarregada. No entanto, os notebooks modernos possuem proteção contra sobrecarga, então não há risco nesse sentido.

Contudo, as baterias de íon-lítio vão perdendo capacidade ao longo do tempo. Elas não são projetadas para durar indefinidamente.

Cada bateria tem um número de ciclos de carga, e se uma bateria suporta, por exemplo, mil ciclos de carga sem uma perda significativa de capacidade, isso significa que ela pode ser carregada mil vezes, de 0% a 100%, ou duas mil vezes de 50% a 100%.

Portanto, a quantidade de ciclos de carga não depende se você utiliza o notebook conectado à energia elétrica ou apenas com a bateria.

LEIA MAIS: A série alemã que desbancou Black Mirror e você não pode perder

O mito sobre utilizar o notebook na tomada

Alguns modelos de notebooks possuem recursos inteligentes que reduzem a quantidade de ciclos de carga quando estão na tomada. Quando a bateria está completamente carregada, o laptop passa a ser alimentado diretamente pela energia da tomada, evitando ciclos desnecessários de carga e descarga.

Quanto ao uso do notebook conectado à tomada, nas baterias de íon-lítio e nos notebooks com proteção integrada, não há problema algum. O mito de que as baterias viciavam está relacionado às baterias mais antigas, como as de níquel.

No entanto, é importante ter cuidado ao utilizar o notebook conectado à tomada por longos períodos em ambientes com temperaturas elevadas. Os notebooks funcionam melhor em temperaturas entre 0 e 35 graus Celsius.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.