Semente que ajuda a prevenir câncer e Alzheimer, além de fazer perder de peso

Saiba mais sobre esse alimento repleto de benefícios.

A Chia é conhecida há muito tempo como um alimento nutritivo. No entanto, você sabia que o consumo da semente ou do óleo da chia pode ajudar a prevenir diversas doenças, incluindo câncer e Alzheimer?

Essa descoberta surgiu por meio de um estudo que durou quatro anos. Nele, descobriu-se na chia um poder antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células. Além disso, a chia também ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue e tem efeito anti-inflamatório. Entenda um pouco mais sobre os benefícios da Chia a seguir!

Benefícios da chia

Efeito anti-inflamatório e redução do colesterol

Em uma pesquisa realizada na Unicamp, estudiosos usaram a semente e o óleo de chia como parte da ração de ratos magros e obesos durante seis meses.

O resultado foi surpreendente: tanto o consumo da semente quanto do óleo de chia mostraram um efeito anti-inflamatório. Além disso, houve redução dos níveis de colesterol em torno de 30% a 40% e aumento da concentração de ômega 3 nos animais.

LEIA MAIS: 4 alimentos que você achava que engordavam, mas não é bem assim!

Prevenção de doenças

Além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue e a incidência de mal de Alzheimer e de câncer, a chia previne doenças cardiovasculares e diabetes tipos 1 e 2.

A ingestão da chia está relacionada à redução dos radicais livres, o que previne uma série de doenças. Além disso, como mencionado anteriormente, a chia ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células.

Para garantir todos esses benefícios, os especialistas recomendam a ingestão de duas colheres de sopa de chia nas refeições diárias ou o uso do óleo no tempero da comida.

LEIA MAIS: Reduza o risco de Alzheimer com 6 mudanças simples na rotina

Como consumir

Para incluir a chia na alimentação, é possível polvilhar as sementes inteiras ou trituradas em frutas, sucos, saladas e sopas. A semente também pode ser utilizada em receitas de bolos e tortas, tornando-as mais nutritivas, e pode substituir o ovo na cozinha.

Quando em contato com a água, a chia forma uma espécie de gel que promove a sensação de saciedade e ajuda no controle do apetite. Portanto, incluir a chia na alimentação também pode ser uma ótima estratégia para quem está em busca de emagrecimento e uma dieta saudável.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.