4 fatos provam que a cúrcuma é um dos alimentos mais poderosos do planeta
Esse corante natural contém inúmeras vantagens.
Muitas pessoas consideram a cúrcuma uma das ervas mais poderosas para combater e reverter doenças, uma vez que suas propriedades medicinais e uso culinário são amplamente conhecidos em todo o mundo.
Além de ser conhecida como açafrão, cártamo, mangarataia e gengibre-dourado, a cúrcuma é um ingrediente nas áreas de perfumaria e têxtil. Ademais, como mencionado, seus benefícios são amplos e bem documentados.
Por que a cúrcuma é boa?
Existem vários compostos químicos presentes na cúrcuma, chamados de curcuminoides. O principal deles é a curcumina. Aliás, é ela que torna o açafrão um alimento funcional e nutritivo, com efeitos positivos para a saúde.
Benefícios da cúrcuma para a saúde
Previne coágulos sanguíneos (trombose)
Em estudos in vitro e em animais, o uso da curcumina (açafrão) mostrou uma grande redução na agregação plaquetária. Além disso, diminuiu-se o risco potencial de formação de coágulos sanguíneos.
Nesse sentido, um dos estudos sugere que a curcumina pode ser um método de tratamento para pessoas propensas a ter trombose vascular e que precisam de terapia antiartrítica. No entanto, esse resultado ainda não foi replicado em testes em humanos.
Ameniza os sintomas da depressão
Embora poucos estudos tenham sido realizados em humanos, dezenas deles provaram que, entre os benefícios do açafrão puro, está a capacidade de redução dos sintomas de depressão em animais de laboratório.
Esses resultados parecem estar relacionados ao impacto da curcumina na função de neurotransmissão por meio do fator neurotrófico derivado do cérebro.
A revista Phytotherapy Research publicou os resultados de um estudo surpreendente e inovador em 2014. Este levou 60 voluntários diagnosticados com transtorno depressivo maior e dividiu-os em três grupos para determinar como os pacientes tratados com açafrão se comportaram em comparação àqueles que tomaram fluoxetina ou que utilizaram uma combinação das duas substâncias. Assim, a curcumina mostrou-se tão eficaz quanto a fluoxetina no controle da depressão por seis semanas.
LEIA MAIS: 5 alimentos você JAMAIS deve colocar em uma frigideira de ferro fundido
Combate a obesidade
Um estudo publicado na revista Biofactors mostrou que a curcumina auxilia na diminuição do crescimento de células de gordura. Pesquisadores descobriram que as propriedades anti-inflamatórias da curcumina são eficazes na supressão dos processos inflamatórios da obesidade e ajudam a reduzi-la e diminuir seus efeitos adversos à saúde.
Ajuda a tratar alguns tipos de câncer
Dos muitos tópicos que os cientistas estão examinando em relação à curcumina e à reversão de doenças, o câncer (de vários tipos, sobretudo o de próstata) é um dos mais estudados. Assim, acredita-se que o açafrão pode ajudar a combater câncer de próstata, de pâncreas, entre outros.
Na maioria dos estudos de laboratório que envolvem células cancerígenas e curcumina, esta parece ser capaz de matar células cancerígenas e impedir seu crescimento. Assim, ela possui bons efeitos moderadores sobre câncer de mama, de intestino, de estômago e de células da pele.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.