O tererê pode fazer mal à saúde? Conheça seus benefícios e malefícios!

Entenda o porquê você deveria maneirar em seu consumo!

O tererê (assim como o chimarrão) é uma bebida típica do Sul brasileiro, mais precisamente do Mato Grosso do Sul, feita a partir da infusão da erva-mate. Neste caso, o tererê utiliza a erva-mate triturada e água fria, sendo bastante indicada para dar refrescância nos dias mais quentes de verão. Contudo, por ser uma erva, o seu consumo em excesso pode não ser tão interessante para a saúde. Portanto, confira abaixo os benefícios e malefícios do tererê!

Os benefícios e malefícios do Tererê

Benefícios do tererê

Em um primeiro momento, o tererê auxilia na hidratação do nosso corpo e também é uma bebida diurética, reduzindo também a produção de cálculos renais.

Além disso, a erva-mate é rica em vitamina C, ferro, potássio, fósforo e manganês, nutrientes essenciais no combate aos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.

Também, a erva é ótima para auxiliar na digestão, principalmente quando você se sentir com o intestino preso ou com dificuldade para defecar.

Por fim, por ser uma fonte de cafeína, o tererê também auxilia a repor as energias durante o dia, combatendo o cansaço e a indisposição!

LEIA MAIS:

Malefícios do tererê

O consumo exagerado do tererê pode causar sérios danos à saúde do corpo. Um dos principais é devido ao fato dele poder ser um estimulante, podendo piora a insônia e a ansiedade, sendo também um perigo para pessoas hipertensas.

Junto a isso, diversos estudos já comprovaram que o tererê pode possuir substâncias perigosas e tóxicas, como o benzopireno, que também é encontrada em cigarros. Sendo assim um importante fator de risco para o câncer e provocando danos graves a memória.

Seu consumo é seguro?

Apesar dos malefícios, o consumo moderado de tererê não apresenta riscos ao corpo. Além disso, ele não pode de forma alguma ser consumido como substituto da água.

Portanto, seu consumo não deve ser maior do que 1 litro e meio por dia, e não deve ser misturado a outras bebidas, como sucos industrializados ou refrigerantes.

Gostou desse conteúdo? Então, visite o nosso site Lê Mundo e leia mais sobre esse e outros temas!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado