Café ajuda na digestão? Tire suas dúvidas!
Conheça quais são os efeitos do café no processo digestivo
Há muitos anos que o café gera diversos debates no meio científico em relação aos seus benefícios e prejuízos para a saúde humana. Com isso, a cada década que se passa, novos estudos vão surgindo com resultados e informações que se divergem bastante e geram muitas confusões no que realmente deve-se acreditar.
No entanto, mesmo com todas essas discordâncias, o café ainda é uma das bebidas mais consumidas na rotina de grande parte dos brasileiros. Sendo consumido principalmente pela manhã, depois do almoço ou durante a tarde.
Contudo, dentre os seus benefícios, alguns especialistas já relataram que o café possui certas vantagens que vão desde a melhora da memória até a prevenção do câncer. Além de existir alguns estudos que mostram que o café ajuda na digestão.
Por isso, continue lendo esse artigo até o final para descobrir como funciona essa relação!
Por que o café parece ajudar no processo digestivo?
Por muitos anos, acreditava-se que o café podia prejudicar a digestão por causa da presença da cafeína. Sendo, inclusive, aconselhado que as pessoas não bebessem essa bebida logo após o almoço.
No entanto, algumas pesquisas recentes têm mostrado que, na verdade, o café e a digestão formam um casal perfeito. Isto porque, ele tende a facilitar a passagem da comida desde o esôfago até o estômago. Além de estimular a produção de sucos gástricos, ajudando para que haja uma boa digestão dos alimentos.
Logo, uma xícara de café depois do almoço pode sim contribuir para o bem-estar e uma boa saúde do nosso corpo.
Além disso, essa bebida tão popular também possui altas concentrações de fibras dietéticas em sua composição. O que é excelente para quem está em busca de uma alimentação saudável. Principalmente para quem sofre de prisão de ventre, já que ele estimula a movimentação intestinal.
LEIA MAIS: Será que seus Hábitos Alimentares Estão Saudáveis? Confira 3 Sinais De Alarme!
E quais são as pessoas que não devem tomar o café?
Mesmo com todos os seus benefícios, ainda assim existem alguns grupos de pessoas que não podem tomar café. Pois o consumo dessa bebida pode agravar algumas condições clínicas. Tais como:
- Pessoas que têm hipertensão arterial;
- Pessoas que apresentam sensibilidade à cafeína;
- Pessoas que foram diagnosticadas com gastrite;
- Pessoas que possuem refluxo gastroesofágico.
Gostou deste artigo? Confira outras matérias semelhantes, aqui no Lê Mundo!
LEIA MAIS: Cafeína em excesso: Cuidado, você pode ter uma overdose!