Se o café dá energia, por que sinto sono após uma xícara?
Veja os motivos que fazem com que o café te deixe mais sonolento!
Nada melhor do que uma xícara de café pela manhã para começar o dia bem, e ter energia para o restante do dia, certo? Entretanto, o problema está nos casos em que o café dá sono ao invés de te deixar acordado!
Isso pode acontecer por motivos fisiológicos, quando a cafeína passa a bloquear certos receptores, ou também pode ocorrer devido à presença de açúcar! Entenda mais sobre o assunto logo abaixo.
O café pode te dar sono por conta de cúmulo de adenosina
A adenosina é uma substância produzida pelo corpo responsável por provocar sonolência nas pessoas.
Assim, quando ingerimos uma xícara de café, a cafeína atrapalha os receptores de adenosina, se ligando a eles. Como resultado, a adenosina não é capaz de ligar aos receptores, evitando, assim, a manifestação dos sinais de sonolência no corpo.
Porém, após a cafeína ir embora, toda a adenosina acumulada ataca de uma só vez seus receptores, provocando os sintomas de cansaço e sonolência ainda mais exacerbados!
LEIA MAIS:
- 4 coisas que acontecem no seu corpo após 1 mês sem café!
- Cafeína em excesso: Cuidado, você pode ter uma overdose!
O estresse pode te levar ao sono
A cafeína é famosa por elevar os níveis de cortisol (hormônio do stress) no corpo, fazendo com que nos tornemos mais ativos, energéticos e também mais ansiosos e estressados. Tudo isso pode deixar a gente acordado por muito mais tempo, fazendo com que gastemos mais energia.
Entretanto, o ponto principal é que quando o efeito do cortisol vai embora, levando todo o estresse e ansiedade, ele é substituído pela fadiga.
É por isso que é comum se sentir com mais cansaço e sono após um dia bem estressante!
Tolerância à cafeína
Se você é dessas pessoas que bebe café sem parar já há muitos anos, você pode desenvolver uma tolerância aos efeitos do café.
Essa tolerância a cafeína não só aumenta, fazendo com que seu efeito energético seja diminuído, como também, por resposta a cafeína, o corpo produz mais receptores de adenosina. Por ter mais receptores, o corpo capta bem mais adenosina, provocando ainda mais sono!
Aqui é importante destacar que alguns pesquisadores acreditam que a ingestão de cafeína a longo prazo pode não afetar a sua resistência a este composto químico. Para eles, a ideia de tolerância a cafeína é um mito.
Café pode dar sono por conta do açúcar
O açúcar acrescentado ao café pode provocar um pico de insulina no sangue. Deste modo, como o açúcar é digerido rapidamente, tem-se como resultado um maior cansaço e uma sensação de sono.
Caso você identifique que esse seja seu caso, o ideal seria consumir um café sem açúcar, já que o cansaço não tem relação ao café em si!
Gostou desse conteúdo? Você encontra mais notícias como essa em nosso site, clique aqui!