Caixa inicia pagamento do Abono Salarial para nascidos em julho e agosto

Trabalhadores com aniversário em julho e agosto recebem o Abono Salarial pela Caixa.

A partir de 15/05, próxima segunda-feira (15), a Caixa Econômica Federal começa a pagar o Abono Salarial 2023, ao ano-base 2021. O valor total de R$ 3,8 bilhões será distribuído entre aproximadamente 3,9 milhões de trabalhadores nascidos nos meses de julho e agosto.

Quem são os trabalhadores elegíveis para receber o Abono Salarial?

Para aqueles que possuem conta corrente ou poupança na Caixa, o pagamento será creditado automaticamente em suas contas bancárias. Já os demais beneficiários receberão o valor através da Poupança Social Digital, que pode ser facilmente movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

O aplicativo Caixa Tem possibilita que o beneficiário pague contas, faça transferências, efetue compras utilizando o cartão de débito virtual e pague na maquininha.

O valor de pagamento varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021, portanto, é importante que os beneficiários fiquem atentos ao calendário de pagamento para não perderem o prazo para resgatarem  o benefício.

Calendário de pagamento

Nascidos em Recebe a partir de
Janeiro 15/02/2023
Fevereiro 15/02/2023
Março 15/03/2023
Abril 15/03/2023
Maio 17/04/2023
Junho 17/04/2023
Julho 15/05/2023
Agosto 15/05/2023
Setembro 15/06/2023
Outubro 15/06/2023
Novembro 17/07/2023
Dezembro 17/07/2023

O Abono Salarial é regulamentado pela Lei n° 7.998/90 e equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo, a ser pago aos trabalhadores que atendam aos requisitos previstos em lei.

 

LEIA MAIS:

Quem tem direito ao Abono?

A Caixa é responsável por atuar como agente pagador do Abono Salarial, sendo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o responsável pela habilitação dos trabalhadores que possuem direito ao benefício. Para receber o Abono Salarial, o trabalhador precisa se enquadrar em alguma das situações:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Os trabalhadores que trabalham em empresas privadas recebem o Abono Salarial na Caixa, enquanto aqueles que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.

O Abono Salarial é um benefício importante que pode ajudar a complementar a renda dos trabalhadores e movimentar a economia do país. Portanto, é fundamental que os trabalhadores fiquem atentos aos requisitos e ao calendário de pagamento para não perderem a oportunidade de receber esse importante benefício.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do  Lê Mundo ! Basta  clicar aqui  e selecionar “ ✩ Seguir ” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.