3 golpes mais comuns com cartão de crédito para ficar atento – e como se proteger!
Evite golpes com cartão de crédito: proteja seus dados e fique atento a transações suspeitas.
O cartão de crédito é amplamente utilizado pelos brasileiros como forma de pagamento. No entanto, o uso desse recurso financeiro também pode ser alvo de criminosos, já que dois em cada dez usuários já foram vítimas de golpes, conforme estudo da empresa Kaspersky.
Para se proteger, é importante conhecer as principais táticas utilizadas pelos golpistas e tomar medidas de precaução.
3 tipos de golpes mais comuns com cartão de crédito
Troca de cartão
O golpe conhecido como “troca de cartão” é uma forma de fraude que pode ocorrer em compras presenciais, especialmente em ambientes movimentados, como festas de rua e shows. Durante o pagamento, o vendedor fraudulento substitui o cartão da vítima por outro sem que ela perceba.
Como se proteger
Para se proteger desse tipo de golpe, há algumas medidas que podem ser tomadas. Uma delas é personalizar o seu cartão de crédito, colocando um adesivo pequeno e distintivo que possa ser facilmente identificado caso seja trocado por outro.
LEIA MAIS: Nubank lança nova ferramenta que te permite aumentar o limite do seu cartão
Além disso, nunca entregue seu cartão de crédito para outras pessoas manusearem durante o pagamento, e tente digitar sua senha de maneira que outras pessoas não possam vê-la. Seguindo essas dicas, você pode reduzir o risco de ser vítima do golpe da troca de cartão.
Clonagem do cartão
Um dos golpes mais comuns com cartão de crédito é o da clonagem, que geralmente começa com um vazamento de dados. Por isso, é importante ter cuidado ao compartilhar informações do cartão com terceiros, não emprestar o cartão e evitar cadastrar o cartão em sites pouco confiáveis.
Como se proteger
Uma dica importante é usar sempre o cartão virtual em compras online, pois a cada nova compra é possível criar um novo cartão, com um número e código de segurança diferentes, e excluí-lo após a operação. Outra opção é deixar o cartão bloqueado e desbloqueá-lo apenas na hora de usar.
Os criminosos também podem criar páginas falsas com promoções e descontos para enganar os clientes e fazer com que cliquem em links maliciosos, especialmente criados para roubar dados. Por isso, é importante desconfiar de promoções muito boas para ser verdade e evitar usar wi-fi público para realizar transações bancárias.
Golpe com Maquininha “quebrada”
Outra tática comum de golpe com cartão de crédito é o uso de maquininhas quebradas. Nesse caso, os criminosos oferecem uma maquininha com o visor quebrado ou com pouca nitidez para que, ao digitar a senha, o cliente não consiga saber qual valor foi realmente cobrado.
Como se proteger
Para isso, é importante verificar se a maquininha está em boas condições e se o valor cobrado corresponde ao valor da compra.
LEIA MAIS: Sua dívida não deixa de existir após 5 anos de nome sujo? Entenda o que acontece!
Em caso de golpe o que fazer?
Caso você seja vítima de um golpe com o seu cartão de crédito, é importante agir rápido para minimizar os prejuízos. A primeira medida a ser tomada é entrar em contato com a instituição financeira e informar sobre o ocorrido.
Em seguida, é importante fazer um boletim de ocorrência e solicitar o cancelamento do cartão. Também é recomendado monitorar as transações do cartão para identificar possíveis compras indevidas.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo ! Basta clicar aqui e selecionar “ ✩ Seguir ” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.