Afinal, chocolate branco é chocolate ou não? Entenda a polêmica!

Saiba porquê o chocolate branco não deveria nem ter esse nome

Com a Páscoa cada vez mais perto, muitas pessoas já começam a aumentar o consumo de chocolate no seu dia a dia. Há quem prefira o chocolate preto ao leite, o amargo, o meio amargo ou o chocolate branco. Sim, entre aspas mesmo pois, nesse artigo, você vai descobrir porque ele não deveria ter esse nome necessariamente.

Confira!

Por que o chocolate branco não é chocolate?

Acontece que para fazer o verdadeiro chocolate, as sementes de cacau passam por um processo de fermentação e secagem. Após isso, elas são torradas, resfriadas e descascadas. Por fim, elas são picadas até que elas se transformem em uma massa bem homogênea e escura. O que será a base para a fabricação dos chocolates.

Por exemplo, no caso do chocolate ao leite, é adicionado nessa massa: baunilha, açúcar e leite. Já na fabricação do chocolate meio amargo, ou amargo, ocorre a diminuição do açúcar e do leite.

Em contrapartida, nada disso acontece para fazer o chocolate branco, que na verdade não tem nem cacau em sua composição. Possuindo apenas a manteiga de cacau, que é uma gordura extraída da pasta de cacau. Sendo assim, ele não pode ser considerado um tipo de chocolate.

No entanto, ainda assim, existe um grupo de especialistas que considera que, se no chocolate branco houver pelo menos 20% de manteiga de cacau, ele pode sim ser caracterizado como um chocolate.

E então? Ele é ou não é um chocolate?

Agora você pode estar se perguntando: mas e então? O que ele é? Bom, apesar do chocolate branco não possuir cacau em sua composição, ele é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. Sendo assim, ele pode ser considerado como um primo do chocolate preto.

Além disso, devemos lembrar que essa nomenclatura já é utilizada há muito tempo, tanto na culinária quanto na linguagem popular. Por isso, mudar o seu nome agora pode gerar confusões no momento de usar esse ingrediente em receitas ou, até mesmo, pedir em algum estabelecimento.

Sendo assim, se todo mundo já se acostumou e identifica esse produto como um chocolate, não existe porquê mudar essa palavra nesta altura do campeonato. Mas, é importante ter atenção ao seu consumo, já que o chocolate branco possui mais gordura e açúcar quando comparado ao chocolate preto.

Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado