Cientistas descobrem qual é o ser vivo mais resistente do mundo (e não é a barata!)

Resistência à desidratação, altas temperaturas e grandes níveis de radiação são alguns de seus atributos

Apesar do ser humano ser o animal mais inteligente já conhecido, ele definitivamente não é o ser vivo mais resistente do mundo. Questionamentos sobre a tenacidade dos seres vivos intrigam estudiosos há séculos, e serviram como base para diversas pesquisas.

Por meio de estudos realizados, cientistas foram capazes de identificar qual é o ser vivo mais resistente que existe. Ficou curioso? Continue a leitura para entender melhor sobre esse assunto.

O ser vivo mais resistente de todos é…

Se você pensou que fossem baratas, saiba que essa resposta está errada. Há algum tempo foi bastante difundido, principalmente através da internet, que as baratas seriam super-resistentes. Podendo, inclusive, suportar altíssimos níveis de radiação, decorrente de uma guerra nuclear, por exemplo. Porém, apesar de possuírem certa tenacidade contra radiação, as baratas não são os seres vivos mais resistentes de todos.

LEIA MAIS:

Em meio a uma guerra nuclear, elas até poderiam sobreviver por mais tempo, por se alojarem em áreas subterrâneas. Mas logo que deixassem o subsolo e fossem para a superfície terrestre, seriam contaminadas.

Afinal, qual é?

Nesse sentido, diversos outros estudos foram executados para descobrir, em exato, qual ser possui a maior capacidade de resistência. Dentre esses, um estudo publicado na revista científica Science foi capaz de sanar essa dúvida.

Através dele, foi comprovado que o ser mais tenaz é uma bactéria, a Deinococcus radiodurans. Essa, sim, é capaz de suportar radiação três mil vezes mais do que os humanos.

Ao todo, ela consegue aguentar, no máximo, 1,5 milhão de rads, doses absorvidas por radiação. O grande potencial de resistência à radiação dessa bactéria decorre de sua habilidade para recuperar quebras de DNA, por meio de um anel que reveste seu DNA.

Através dele, são reparadas mais de 200 quebras de material genético, enquanto outros seres vivos chegam a reparar somente 5. Além dessa capacidade, a bactéria consegue resistir a altas temperaturas e à desidratação; por isso, é considerada tão resistente.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.