Comer nesse horário pode prevenir o Diabetes tipo 2
Além do que você come, um estudo mostrou que o horário que você come também influencia no risco do diabetes.
O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que traz inúmeros riscos à saúde, e é preciso muita atenção para controlá-la, ou melhor ainda, preveni-la. Todos sabem que a alimentação tem grande influência no desenvolvimento da doença, e é um dos principais fatores a serem cuidados nessa questão.
Estudos mostram que, além de uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física e a genética, o horário das refeições no dia pode influenciar na prevenção da doença.
Um estudo feito pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona, com mais de 100 mil participantes, mostrou que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Além disso, mostrou também que o horário em que ela acontece pode aumentar as chances de desenvolvimento de diabetes.
De acordo com os resultados, fazer essa refeição após as 9 horas da manhã pode gerar um aumento de quase 60% nos riscos de desenvolvimento do tipo 2. Essa chance diminui quando o horário da refeição é anterior às 8 horas da manhã.
LEIA MAIS: 10 sinais de alerta que nenhum homem deve ignorar sobre a sua saúde
Além disso, o estudo mostrou que pular o café da manhã pode aumentar ainda mais os riscos de desenvolvimento da doença, e isso possui uma explicação bastante lógica.
Por que o café da manhã influencia no surgimento do diabetes tipo 2?
Isso tem a ver com o nosso ritmo circadiano, que é o ritmo que o nosso organismo possui para realizar as funções do dia a dia. Um estudo realizado na Turquia aponta que o nosso organismo sincroniza esse ritmo com o padrão alimentar, sendo assim, é importante fazer as refeições no mesmo horário sempre.
De acordo com o ritmo circadiano, as pessoas programam suas refeições para ocorrer dentro de uma janela de 12 horas, que abrange aproximadamente das 7 horas da manhã às 19 horas da noite. Respeitar essa janela pode melhorar o controle de açúcar no sangue, ajudando a prevenir o desenvolvimento da doença.
Quando alguém pula uma refeição, o nível de glicose no sangue aumenta, o que resulta na diminuição da energia disponível para o organismo e afeta o metabolismo e outras funções.
LEIA MAIS: As 4 maiores Fake News sobre saúde nas quais você ainda pode acreditar
A influência do jantar no controle do diabetes tipo 2
Outro resultado interessante do estudo é que os participantes que comiam sua última refeição antes das 19 horas tiveram um risco diminuído para o desenvolvimento da doença.
Isso se deve ao fato de que a tolerância à glicose tem se mostrado menor à noite em alguns estudos, o que abriria a recomendação de comer menos durante este período. Além disso, esse jejum de 12 horas recomendado gera uma mudança metabólica que auxilia na redução da glicose sanguínea e outros marcadores.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.