5 Comidas que fazem muito mal para o coração e o que comer no lugar delas!
Quer saber quais comidas fazem mal para o coração e como substituí-las? Veja aqui!
Não é preciso ser um nutricionista para saber que uma dieta baseada em cheeseburgers, donuts e batatas fritas não faz bem para a saúde. Na realidade, quanto pior for a alimentação, possivelmente mais problemas de saúde uma pessoa terá.
Há uma série de escolhas que algumas pessoas tomam no dia a dia em relação à própria alimentação e que não são saudáveis, e os reflexos dessas escolhas podem se dar no futuro. Assim, separamos algumas dicas de alimentos que você deve evitar para ter um coração saudável.
5 alimentos que devem ser evitados para ter um coração saudável
Pão
A maioria das pessoas fica surpresa ao descobrir que o consumo do pão e dos produtos panificados é um dos maiores contribuintes para o consumo de sódio em uma dieta. Ocorre que esse alto consumo pode afetar diretamente a pressão arterial, ampliando o risco de doenças cardíacas e derrames.
Por exemplo, um bagel simples pode conter até 0,5 gramas de sódio, um terço do que é recomendado pela American Heart Association em relação ao consumo de adultos. Além disso, a farinha refinada pode fazer com que os nossos níveis de açúcar no sangue também aumentem significativamente. Isso não quer dizer que você deve parar de comer pão, mas sim reduzir o consumo. Uma boa alternativa é substituir o pão por pão integral.
Refrigerante diet
O refrigerante diet pode até não ter açúcar em sua composição, mas ele ainda pode trazer problemas para sua saúde. Estudos recentes revelaram que os adoçantes artificiais colocados nos refrigerantes diet podem afetar a produção de proteínas importantes no intestino do corpo humano, que atuam na proteção contra obesidade e diabetes. Entre as bebidas refrescantes, o chá é uma ótima opção.
LEIA MAIS: Estressado(a)? O consumo de fibras e fermentados pode ser a solução!
Margarina
A margarina é um produto totalmente fora da faixa de qualquer limite saudável. De fato, esse alimento já foi pior, pois costumava possuir gordura trans, substância responsável por aumentar o colesterol. No entanto, no ano de 2015, a FDA implementou uma proibição de óleos parcialmente hidrogenados, o que fez com que os ácidos graxos trans desaparecessem da margarina.
No entanto, isso não significa que ela se tornou saudável para o consumo. A estrutura molecular da margarina se aproxima mais do plástico do que de alimentos. Então, tente substituí-la por manteiga ou azeite de oliva, opções mais saudáveis para quem gosta de gordura na alimentação.
Leite integral e desnatado
Muitas pessoas não sabem disso, mas o leite, bem como os produtos lácteos que contêm a gordura do leite, são as principais fontes de ácidos graxos saturados. Embora o leite desnatado pareça ser uma excelente opção para substituir o consumo de ácidos graxos, é importante encorajar as pessoas a tentar utilizar outras alternativas.
Além disso, se você costuma beber leite devido ao cálcio, vale enfatizar que existem outros alimentos que também possuem cálcio e são menos danosos para o organismo humano, como amêndoas, brócolis, couve, laranja, feijão, edamame, figos e salmão enlatado. Inclusive, os leites de amêndoa, caju e macadâmia são ótimos em gorduras insaturadas benéficas para o coração.
Barras de granola
Muitas pessoas acreditam que as barras de granola são saudáveis. No entanto, a maioria delas possui muito mais do que aveia, nozes e frutas, composições geralmente destacadas nas embalagens. Essas barrinhas têm muito açúcar e corantes artificiais que são péssimos para o coração. Inclusive, esses alimentos ditos saudáveis, quando industrializados, nem sempre condizem com a realidade. Portanto, tente comprar aveia e comer no lugar das barras de granola.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!