Como aprender com seus fracassos e transformá-los em uma grande vitória?
Será que existem maneiras de aprender com o fracasso? Quer saber a resposta? Continue lendo e confira aqui!
Algumas coisas na vida são inevitáveis. Se você está procurando alcançar o sucesso financeiro, profissional ou acadêmico, é bastante provável que, em algum momento desse processo, você experimente o fracasso. A verdade é que ninguém vive apenas de sucesso e acertos. Os erros fazem parte intrínseca da vida das pessoas e, querendo ou não, existem muitas maneiras de aprender com eles.
De acordo com o senso comum, o amadurecimento está diretamente relacionado ao fracasso e muitas pessoas acreditam que aprendem mais quando falham do que quando acertam. É possível aprender com o fracasso? Para saber mais, continue lendo.
O que as pessoas realmente aprendem mediante o fracasso
Em síntese, essa premissa é mais fácil de ser compreendida do que imaginamos. Pense em um acadêmico, um cientista, que precisa resolver algum problema e comprovar a sua hipótese. As chances de aprender com o erro são muito maiores do que com o acerto, uma vez que o acerto depende de inúmeros erros.
Isso ocorre também na esfera do próprio empreendedorismo, por exemplo. Zuckerberg, criador do Facebook e proprietário da Meta, não criou a sua famosa rede social somente acertando. Foram anos de erros até chegar na proposta final que o mundo conheceu e amou.
No processo de aprender com os erros, a humildade possui um papel de destaque. Somente sendo uma pessoa humilde será possível aprender com seus erros. Aqueles que acreditam serem perfeitos, que não aceitam errar, dificilmente irão aprender alguma coisa com seus erros.
LEIA MAIS: 5 sinais de que você é uma pessoa confiante e segura de si
É preciso romper com a barreira emocional do ego
Dificilmente o fracasso será algo que não machucará o sujeito que sofrer com ele. Na maioria das vezes, o fracasso dói e, consequentemente, ameaça a autoestima e o ego. Para conseguir aprender com os erros, é preciso entrar em colisão direta com o sentimento de estar bem consigo mesmo, com o sentimento de se sentir uma pessoa inteligente, competente, etc. É preciso, portanto, romper com o seu ego.
O ego é uma certificação que impede completamente o amadurecimento dos sujeitos quando analisado por uma ótica que não beneficia a pessoa. Uma das formas de romper com isso é utilizar os modelos dos outros sujeitos, mas por outra lógica. Ao invés de seguir o exemplo, você terá que analisar e perceber o que não fazer; entender por que alguém fracassou e como o ego atrapalha nesse processo.
LEIA MAIS: Quer ser feliz? Adote esses quatro hábitos diários!
É preciso esperar o fracasso, não o almejar
A maioria das pessoas não consegue aprender com os erros porque não esperam fracassar. Isso só faz com que o fracasso se torne mais difícil de lidar. Portanto, é preciso compreender que o fracasso faz parte da vida e, querendo ou não, é uma possibilidade com a qual todo mundo deveria contar. Outro ponto é a persistência. Ocorre que, ao fracassar, grande parte das pessoas desistem daquilo que estavam fazendo.
No entanto, isso não deve acontecer. É preciso seguir tentando e melhorando naquilo que fez você fracassar. Somente assim será possível realmente vencer. É sobre aprender com os fracassos e acumular uma bagagem muito maior de aprendizado. É preciso abraçar o fracasso e fazer dele o seu combustível para seguir em frente. Pense no fracasso com um obstáculo a ser superado para o seu sucesso ser atingido.
Achou este conteúdo interessante? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.