Como conservar os alimentos por mais tempo e economizar? Aprenda 3 métodos!

Se você não está dando conta de consumir todos os alimentos que comprou no mês, teste estes tipos de conservação.

Se você faz parte daquele grupo de pessoas que não tem muito tempo de ir ao supermercado e, quando vai, faz a compra do mês inteiro, deve ser difícil manter todos os alimentos frescos até a próxima compra. Nesses casos, é preciso manter uma ótima conservação para não ter que jogá-los fora.

Alimentos in natura são os que mais sofrem com a ação do tempo e, dependendo de como são armazenados, podem estragar em poucos dias. Por isso é importante providenciar os locais corretos para manter a qualidade da comida por mais tempo.

Os alimentos não perecíveis, no entanto, não precisam de tanta atenção, pois não estragam tão facilmente como frutas, legumes, verduras e carnes. Porém, depois de abertos, é preciso ter um maior cuidado e consumi-los em, no máximo, três meses.

Mas como manter por mais tempo a qualidade dos alimentos que costumam estragar rápido? Existem diversas maneiras e cada alimento se adapta melhor a uma delas. Veja abaixo as melhores formas de conservá-los.

3 dicas para conservar os alimentos por mais tempo e reduzir gastos

Desidratação

Frutas e legumes costumam durar por muito mais tempo ao se retirar o suco contido neles, pois é esse suco que degrada os alimentos. Para isso, basta levar o alimento ao forno em temperatura bem baixa, por bastante tempo, e com a porta entreaberta.

Dessa forma, você manterá os alimentos com o mesmo sabor, porém não vão estragar tão rápido. Você pode testar essa técnica também com cogumelos e ervas.

LEIA MAIS: 

Congelamento

Talvez esse seja o método mais utilizado para conservação de alimentos, pois, através dele, é possível manter a qualidade da comida por até meses, sem afetar as suas características nutricionais. Mas será que você sabe quais as condições corretas de congelamento?

O ideal é que a temperatura esteja entre -25 °C e -30 °C. Para as carnes, o recomendado é separá-las em porções para o consumo, para evitar o recongelamento – que não é indicado porque pode prejudicar os alimentos. Também, preferivelmente, devem estar embaladas.

Já para frutas e legumes, o ideal é levá-los ao congelador já higienizados e, de preferência, em porções.

Vácuo

Este é o método que permite o armazenamento por mais tempo, pois se retira todo o contato do alimento com o oxigênio. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de produção de bactérias.

Qualquer alimento pode ser embalado a vácuo sem prejuízo ao sabor, à textura ou ao cheiro, além de conservar plenamente as suas qualidades nutricionais. Nessa técnica, é possível abrir a embalagem e voltar a armazenar o alimento a vácuo com tranquilidade, diferentemente do congelamento.

Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.