Quando concorremos a uma vaga de emprego, o currículo costuma ser o primeiro contato que a empresa tem conosco. Dessa forma, é muito importante que ele faça sentido e esteja bem apresentável, já que a decisão de te manter no processo seletivo pode partir dele.
Como a avaliação do documento tem um caráter eliminatório, é preciso entender o que o mercado busca hoje em dia, para que no currículo constem as informações mais importantes e exigidas pelas empresas atualmente.
Com a evolução do mercado, o que se espera de um currículo hoje é totalmente diferente do esperado de alguns anos atrás. Logo, é preciso se atualizar e garantir mais chances de seleção após essa primeira análise.
Veja abaixo quais são os aspectos mais procurados nos currículos em 2023:
Como construir um currículo de sucesso em 2023
Empatia
Atualmente, a habilidade emocional é muito valorizada em um trabalhador, isso porque as equipes estão cada vez mais diversas e questões mentais e sociais têm ganhado muita atenção.
Dessa forma, profissionais empáticos são capazes de desenvolver relacionamentos melhores com a equipe e solucionar problemas de forma mais responsável. Essas pessoas possuem uma melhor habilidade para o diálogo e para trocas saudáveis de experiências, o que pode ser positivo para a empresa.
Possuindo maior inteligência emocional, o profissional empático consegue colaborar com as lideranças, encontrando maneiras mais assertivas de melhorar e instigar o grupo.
Trabalho em equipe
Ter uma equipe trabalhando junta e em um só sentido faz a empresa ter ganhos maravilhosos. Por isso que pessoas conflitivas não são bem-vindas na maioria das corporações, pois ter um grupo que se ajuda e se motiva é muito mais positivo.
A boa comunicação entre os funcionários auxilia no cumprimento de prazos mais curtos e com uma qualidade maior, seja qual for o setor.
LEIA MAIS: Futuro incerto: 6 profissões que podem desaparecer em breve
Flexibilidade
A tecnologia tem evoluído e, com ela, o mercado de trabalho tem ganhado novos destinos. Ter funcionários que consigam se adaptar às mudanças que a empresa lhes propõe, além de estar flexível a isso, tende a ser muito bom para as empresas.
Um profissional adaptável também consegue crescer mais, pois os líderes reconhecem seu potencial para se encaixar em outras atividades ou equipes caso precise delegar novos trabalhos e novas responsabilidades a ele.
Autoconhecimento
Mais uma vez a inteligência emocional aparece como um fator de extrema importância na análise de currículos. Neste caso, as lideranças admiram quem sabe seus próprios limites e quais os pontos que precisam de evolução.
Uma pessoa que sabe muito de si consegue controlar melhor seus sentimentos, tomar decisões mais conscientes e, consequentemente, produzir mais no ambiente de trabalho.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.