Como fazer Pipoca Saudável – Fácil, Gostosa e Nutritiva!

Pipoca, sem sombra de dúvidas, é um alimento que quase todo mundo consome. Confira aqui os meios de consumí-la de forma saudável!

É quase impossível encontrar alguém que nunca tenha consumido pipoca! Mas você sabia que há como fazer pipoca saudável? Confira a seguir!

Sem sombra de dúvidas, a pipoca é um alimento extremamente presente no cotidiano de quase todo mundo. Inclusive, estima-se que a humanidade, mais precisamente na América Latina, chegou a produzir mais de 200 tipos de milho.

Atualmente, a produção desse alimento, no que tange a própria diversidade de espécie, reduziu significativamente. Além disso, é preciso enfatizar que a pipoca traz diversos benefícios para a saúde, visto que possui altos valores de antioxidantes, muito mais do que muitas frutas e vegetais. Além de ser uma ótima fonte de fibras.

Porém, um alimento tão nutritivo como a pipoca, na maioria das ocasiões, acaba passando por processos que a fazem perder toda a sua potencialidade. Por exemplo, quando é revestida com manteiga, muito sal, açúcar e produtos químicos que dão “mais sabor” ao alimento.

Em vista disso, visando te ajudar a comer a pipoca da forma mais saudável possível, traremos algumas formas de preparar esse alimento sem adicionar esses produtos que acabam prejudicando o desempenho alimentar da pipoca. Portanto, confira a seguir como fazer pipoca saudável!

Como fazer pipoca saudável? Dicas para comer a sua pipoca sem preocupação!

Prepare sua pipoca no fogão

Em síntese, toda a pipoca que é estourada no ar quente não faz uso de óleo. Portanto, isso significa que o número de calorias já reduz drasticamente sem adicionar o óleo.

“Pingar um pouco de óleo, no entanto, é uma ótima maneira de consumir uma porção saudável de gordura para controlar a fome”, aponta Laura Jeffers, nutricionista registrada.

Ou seja, basta você pegar uma panela com tampa e adicionar uma gota de azeite, assim, você estará caminhando na direção certa para fazer uma pipoca mais saudável e nutritiva.

Se você gosta de usar azeite, use azeite de nozes, abacate ou extra virgem

Na realidade, os azeites de nozes, de abacate e o extra virgem são os melhores quando se trata de fazer pipoca no fogão.

Outros tipos de óleo também não devem ser esquecidos, como o óleo de canola, linhaça e etc. Esses óleos significam um consumo de gordura apropriado que toda pessoa precisa fazer no seu cotidiano.

Engana-se aqueles que acreditam que comer gordura é prejudicial. Existe uma quantidade que precisamos consumir diariamente, uma gordura benéfica, obviamente.

LEIA MAIS:

Evite ao máximo as pipocas de micro-ondas

De modo geral, as pipocas que são feitas em micro-ondas são as opções menos saudáveis que você pode escolher ao consumir uma pipoca. Na realidade, na maioria das vezes essas pipocas costumam ter uma quantidade absurda de sal e de aromatizantes artificiais que são extremamente prejudiciais ao corpo humano.

Essas pipocas costumam ter uma porção bem grande, o que acaba atraindo a maioria das pessoas. Sem dizer que o gosto de alimentos ultraprocessados costuma agradar o nosso paladar. Porém, por mais “saboroso” que pareça, tente diminuir significativamente o consumo desse tipo de pipoca.

Cuidado com os adoçantes utilizados e dos produtos químicos: evite-os!

Uma coisa é fato: quanto mais aditivos químicos são adicionados em um determinado alimento, mais ele torna-se menos saudável. Com a pipoca não seria diferente.

Portanto, evite comprar pipocas que tenham muitos aditivos, compre as pipocas tradicionais que são extraídas diretamente do milho.

“Veja as variedades pré-embaladas como caramelo ou chocolate como um deleite, não um lanche saudável”, diz Jeffers.

Geralmente, encontramos pipocas que possuem sachês que são feitos com trufas e queijo. No entanto, é importante lembrar que esse produto não é feito realmente da matéria-prima que você imagina. Esses produtos passam por vários processos químicos que acabam concedendo o sabor de queijo. Porém, em raríssimos casos o queijo é realmente utilizado na produção.

Mas, se você gosta de calda e coberturas, experimente fazer você mesmo em casa. Compre o queijo, derreta-o e o adicione na sua pipoca. Sem sombra de dúvidas, sua pipoca ficará extremamente gostosa e saudável.

Gostou desse artigo? Então confira muitos outros assuntos interessantes no site Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado