Saiba como germinar cravo-da-índia e cultivá-lo de um jeito fácil!

Veja o passo a passo de como ter cravo dentro de casa!

O cravo da índia é uma das especiarias mais antigas do mundo, com relatos de sua utilização desde 3.500 a.C. Ele é utilizado muitas vezes em preparações doces, como mingau, geleias, compotas, conservas, tortas, molhos, etc.

Dessa forma, mesmo com seu preço acessível, muitas pessoas têm o prazer em cultivar e colher seus próprios alimentos! Por esse motivo, aprenda abaixo o procedimento para germinar e cultivar o cravo-da-índia em casa.

Como germinar cravo-da-índia sem mistérios

Para isso, você irá precisar de um pote com um substrato rico em nutrientes, um filme plástico e sementes de cravo. No caso dos cravos, a semente seca que é usualmente utilizada na culinária não pode ser utilizada, pois, durante o processo de secagem o material genético para sua replicação é eliminado.

Por isso, utilize sementes frescas, que podem ser encontradas em lojas de produtos agrícolas e feiras.

LEIA MAIS:

Assim, adicione o substrato em um vaso e distribua as sementes, não é necessário enterrá-las: é recomendado que a deixe sobre o solo. Logo em seguida, regue todo o vaso para que a terra fique bem úmida, mas sem encharcar. Cubra com o plástico filme e leve para o sol.

Dessa forma, em algumas semanas as sementes começarão a germinar, desde que sejam feitas regas constantes, para sempre manter o solo úmido, e recebendo sol diário.

Após isso, basta transferir a muda para outro solo e seguir com os cuidados. A planta demora cerca de 6 anos para iniciar sua floração e produzir os botões de cravo.

Cuidados necessários com o cravo-da-índia

Para que seu cravo cresça saudável e forte, é necessário ter alguns cuidados essenciais, como o seu solo, que deve ser adubado com frequência para mantê-lo com uma vasta quantidade de nutrientes.

Além disso, o clima ideal para o craveiro é o frio ou um clima mais ameno (entre os 20ºC até os 30ºC). Além disso, é preciso que haja exposição diária ao sol. Por fim, durante toda a vida, do cravo, é importante que o solo sempre permaneça úmido, mas nunca encharcado!

Gostou de saber como germinar cravo-da-índia e cultivá-lo? Sem mistérios, não é mesmo?

Para ler outros conteúdos como este clique aqui e acesse o Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado