4 partes do seu corpo indicam que você está com excesso de açúcar no sangue

A prevalência do diabetes está crescendo globalmente, sendo o estilo de vida inadequado um dos principais culpados.

Conforme estimado pela Lancet, cerca de 1,31 bilhão de pessoas poderão estar afetadas pela diabetes até 2050. Portanto, estar ciente dos sintomas associados ao diabetes é essencial para a sua identificação precoce. Saiba como identificar os sinais de excesso de açúcar no sangue através de partes do corpo!

4 sinais de excesso de açúcar no sangue

Pele

A pele, o maior órgão do corpo, pode fornecer sinais sutis, mas indicativos, do diabetes. Pessoas com diabetes frequentemente experimentam pele seca e com coceira, devido à desidratação causada pela micção frequente – um sintoma característico da doença.

Além disso, a presença de manchas escuras e espessas na pele, geralmente nas dobras do corpo, pode sugerir resistência à insulina, um precursor comum do diabetes tipo 2. Além disso, indivíduos diabéticos são mais propensos a infecções fúngicas, que prosperam em ambientes ricos em açúcar.

Leia mais: Linhaça na rotina: 8 benefícios de incluí-la na sua alimentação!

Olhos

Os olhos são particularmente suscetíveis aos efeitos do diabetes, podendo levar à retinopatia diabética – uma condição que danifica os vasos sanguíneos da retina, impactando a visão.

Dificuldades visuais, como visão turva, dificuldade de foco ou mudanças repentinas na visão, podem indicar o início desse problema. Exames oftalmológicos regulares são fundamentais para o controle da retinopatia diabética.

Pés e Pernas

Danos nos nervos (neuropatia) e má circulação sanguínea são complicações comuns do diabetes, especialmente nas extremidades inferiores. Neuropatia diabética pode causar formigamento, dormência ou até dor nos pés e pernas.

Além disso, a redução do fluxo sanguíneo aumenta o risco de úlceras e infecções nos pés diabéticos, podendo até levar à amputação se não for tratado apropriadamente.

Leia mais: 7 alimentos que melhoram a sua visão para ficar com a saúde ocular em dia

Rins

O diabetes é uma das principais causas de doença renal, também conhecida como nefropatia diabética. Essa condição afeta gradualmente a função renal e pode levar à insuficiência renal.

Sinais de comprometimento renal incluem inchaço nos tornozelos, aumento da frequência urinária e hipertensão persistente. Monitorar regularmente a função renal e a pressão arterial é essencial para gerenciar essa complicação.

Por fim, seu corpo é um mensageiro confiável quando se trata de detectar excesso de açúcar no sangue. Ficar atento a esses sinais e buscar orientação médica quando necessário pode ajudar na identificação e controle precoces do diabetes, promovendo uma vida mais saudável e plena.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.