Botânico revela como NÃO matar as suas plantas nunca mais

Aprenda a cuidar das suas plantinhas!

Botânico ensina como não matar suas plantas. Existem dois extremos: aqueles que matam suas plantas em excesso e aqueles que não as regam o suficiente. Por isso, é bom ouvir dicas sobre como cuidar das plantas.

Dar muita água também pode ser prejudicial, pois pode fazer com que as raízes apodreçam. Esse erro é mais evidente. Os seres vivos precisam de água para sobreviver, mas a quantidade necessária varia de acordo com a planta e a estação.

Escolhendo um local adequado para suas plantas

Para a maioria das plantas tropicais ou subtropicais de interior, um local com boa iluminação e umidade, como a cozinha ou a beirada do banheiro, é o ideal. Cactos e suculentas são adaptados à vida no deserto e requerem o máximo de luz solar durante todo o ano.

Muitas plantas em vasos também prosperam ao ar livre, especialmente durante o verão. No entanto, evite mover a planta muito rapidamente, expondo-a diretamente à luz solar.

Mesmo algumas plantas tropicais podem sofrer queimaduras se as condições mudarem bruscamente.

LEIA MAIS: Adubo caseiro: Veja como aproveitar cascas de cebola em suas plantas!

Como e quando regar as plantas

As plantas geralmente preferem regas abundantes durante os meses de verão, quando estão em pleno crescimento, e menos água durante o inverno.

No entanto, é importante regar todas as plantas com água morna, nunca fria. Isso promove uma melhor absorção e evita choques térmicos. Uma boa regra é usar água na temperatura do corpo humano (37°C).

LEIA TAMBÉM: 7 plantas repelentes para afastar todas as moscas do ambiente

Uso de fertilizantes

A maioria das plantas domésticas sobrevive com poucos ou nenhum suplemento alimentar à base de plantas, como fertilizante líquido. No entanto, algumas plantas, como eucaliptos e costelas-de-adão, se beneficiam de fertilizantes.

Os fertilizantes são mais eficazes durante os meses de verão, quando as plantas estão em crescimento ativo. Em algumas plantas, como orquídeas, que podem ser sensíveis ao excesso de fertilizante, o alimento deve ser diluído.

Centros de jardinagem oferecem fertilizantes líquidos concentrados especialmente formulados para plantas em vasos.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.