Como organizar sua geladeira para seus itens durarem bem mais?

A geladeira possui pontos estratégicos para o armazenamento de cada tipo de alimento. Veja como organizá-la da melhor forma.

Ter uma geladeira organizada traz diversos benefícios para a sua rotina, como a maior facilidade de encontrar o que precisa na hora de preparar um alimento, a utilização desses alimentos antes que estraguem e ainda evita a contaminação cruzada.

Caso você não saiba, a geladeira possui o local certo para cada tipo de alimento, e isso faz com que eles durem mais tempo e se mantenham nutricionalmente mais saudáveis. No entanto, muitas pessoas não conhecem estas separações e acabam armazenando os alimentos de forma bem aleatória.

Um dos erros que você já deve ter cometido é o de colocar os ovos e o leite na porta da geladeira, isso é muito comum e muitas pessoas pensam que este é o lugar deles. Mas não é, e nós vamos te contar onde você deve armazenar estes e outros alimentos para preservar sua qualidade.

Dicas para organizar a sua geladeira

Porta da geladeira

Já que estávamos falando da porta da geladeira, vamos começar por ela. Ao contrário de armazenar os ovos e leite, que são alimentos superperecíveis, a recomendação é que se armazene no local alimentos que não estragam com a variação de temperatura.

Isso porque essa é a parte mais quente da geladeira, já que abrimos a todo o momento, e ela pode perder resfriamento. Deixe nessas prateleiras apenas sucos, geleias, condimentos e água.

LEIA MAIS: 5 truques para organizar a sua casa sem gastar 1 centavo!

Gaveta

Essa você deve saber. A gaveta da geladeira é destinada aos legumes e frutas, pois consegue manter uma temperatura controlada que os mantém frescos e preserva seus nutrientes. Para que tudo seja armazenado com segurança, sempre faça a higienização dos alimentos e os separe em embalagens próprias.

Prateleiras inferiores e do meio

Esta é uma parte da geladeira que possui um ótimo resfriamento, e é aqui que o leite e outros derivados devem ficar. Então mantenha os queijos, as manteigas, iogurtes nela. Lembre-se de os manter sempre fechados, para não receberem contaminação cruzada.

Parte superior

Aqui você pode armazenar alimentos que não precisam de uma temperatura tão baixa para manter a qualidade. São eles os embutidos, as carnes cozidas e as sobras de alimentos.

LEIA MAIS: Este é o segredo da vovó para cozinhar o melhor feijão da sua vida

Congelador

Essa é a parte onde você deve guardar alimentos superperecíveis, que são as carnes cruas e peixes, bem como aqueles alimentos que você deseja manter por mais tempo, como legumes, verduras e temperos. Lembrando que existe um tempo de congelamento e que você deve sempre separar os alimentos em embalagens próprias.

Dicas para melhorar o funcionamento da sua geladeira

Não encha muito a geladeira, já que ela pode se sobrecarregar devido à sua capacidade e não conseguir manter a temperatura de todos os alimentos. Além disso, alimentos esquecidos podem acabar obstruindo alguma saída de ar e reduzindo sua eficiência.

Separe os alimentos com bandejas ou cestas, para não haver contaminação cruzada e você conseguir organizar melhor. Separe também os alimentos crus dos cozidos, pela sua própria segurança alimentar.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.