Como saber se estão roubando o seu Wi-Fi? Descubra como se proteger!

Proteger sua rede Wi-Fi é fundamental, uma vez que sua conexão pode ser prejudica por acessos indesejados. Confira aqui como fazer essa proteção!

Houve um tempo durante o qual a sociedade, de modo geral, utilizava internet discada através de uma linha telefônica. Nesse período, as preocupações em defender sua rede do acesso de outras pessoas não era um assunto tão debatido, uma vez que a conexão se dava por intermédio de cabos que, em tese, não possibilita esse acesso de forma remota.

Posteriormente, com o avanço da tecnologia, a humanidade atingiu outro estágio de conexão, através dos modems. Com esse aparelho, que assemelhava-se a um pen-drive, tornou-se possível, basicamente, transitar por espaços distintos, levando sua internet, sem a necessidade de um cabo de rede conectado ao seu dispositivo.

No entanto, esse tipo de acesso era significativamente “caro” para o bolso da maioria das pessoas, uma vez que esses dados eram consumidos em uma velocidade extraordinária. Então acabou sendo não tão popular.

Todavia, com o passar dos anos, a conexão wireless tornou-se real e com o tempo acabou barateando. Hoje, a maioria das pessoas possui acesso à internet e conexão Wi-Fi. Contudo, com a chegada da conexão sem cabo de rede, tornou-se fundamental proteger a rede com senhas “fortes”, visto que facilmente sua internet poderia ser acessada por outras pessoas, e, consequentemente, acabar diminuindo a velocidade de navegação da banda.

LEIA MAIS: Sim, é possível! Saiba como acessar WiFi sem senha e aproveite!

Em síntese, sem obter uma proteção adequada, estranhos – até mesmo vizinhos – podem não apenas roubar o seu Wi-Fi, mas também, caso estejam dentro da sua rede doméstica, existe a possibilidade de acessar pastas que são compartilhadas na sua rede. Ou seja, esses sujeitos passam a ter acesso a documentos que não deveriam.

Por essa razão, veja abaixo como saber se estão roubando seu Wi-Fi e como se proteger disso.

Como saber se alguém está roubando o seu Wi-Fi?

Na realidade, existem algumas maneiras de saber se existe alguém roubando sua internet.

O primeiro passo para você saber se alguém está roubando o seu Wi-Fi é desligar todos os seus aparelhos que estão conectados à internet. Depois de fazer esse desligamento, basta observar se seu roteador ainda está com as luzes piscando. Caso ainda esteja, alguém está usando sua internet, então você precisa mudar a senha e desligar o roteador para desconectar a pessoa.

No entanto, caso você tenha aparelhos inteligentes que não podem ser desligados, evite essa abordagem.

Caso essa alternativa não seja viável para você, basta usar um aplicativo detetive de Wi-Fi. Existem inúmeros aplicativos que fornecem a descrição de todos os aparelhos que estão conectados na sua rede Wi-Fi. Basta entrar nas lojas de aplicativos do seu aparelho, seja ele Android ou IOS.

Inclusive, existe um aplicativo extremamente confiável que oferece essa detalhamento, chamado de “WiFi Guard”, disponível tanto para Android quanto IOS.

LEIA TAMBÉM: 2 aplicativos que te ajudam a dormir melhor! Confira!

Alguém está roubando meu Wi-Fi – como expulsá-lo?

Em síntese, caso você encontre algum dispositivo que não deveria estar conectado na sua rede, existem dois passos que você pode seguir para expulsar esses invasores.

O primeiro passo é selecionar a entrada do dispositivo que está irregularmente conectado no seu painel de controle administrativo do seu roteador. Estando dentro do painel, existe uma opção que chama-se “bloqueio”, que proíbe/ejeta o dispositivo que está roubando sua internet.

Através desta ferramenta é possível “banir” esse dispositivo ad eternum do seu Wi-Fi. Todavia, caso você não esteja familiarizado com o painel de operação do roteador, existe um meio mais simples.

Em suma, caso existam dispositivos conectados irregularmente na sua rede, basta você trocar a senha do seu Wi-Fi que, automaticamente, depois de reiniciar o roteador, o hospedeiro irá cair da sua rede.

No entanto, caso esse hospedeiro utilize um malware que descubra senhas, ele irá conseguir conectar-se novamente. Nessa perspectiva, você deve colocar uma senha que possua caracteres maiúsculos, minúsculos, símbolos, espaço, números, e etc.

Como esses malwares funcionam com uma base de dicionários e sequência lógica, irá levar um tempo bem grande para conseguir descobrir seu PIN, e, consequentemente, o invasor acaba tentando outra rede que possua uma segurança menor.

Agora que você conferiu como saber se estão roubando seu Wi-Fi, veja outros conteúdos úteis como este no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado