Como se livrar do rancor? Dicas que irão mudar a sua vida para melhor

Aprenda a se livrar desse sentimento ruim.

Experiências difíceis podem fazer com que você sinta dificuldade em perdoar. No entanto, cultivar sentimentos negativos pode prejudicar sua saúde mental e atrapalhar relacionamentos. Aprenda como ser menos rancoroso.

O rancor não faz bem para a saúde

Traições, mentiras e outras experiências dolorosas aumentam o sentimento de rancor, que pode vir acompanhado do desejo de vingança.

No entanto, alimentar esse sentimento pode torná-lo uma pessoa mais invejosa, negativa e difícil de conviver. Você pode começar a se sentir superior aos outros e pensar que está sempre certo sobre tudo.

O rancor aumenta a negatividade, o pessimismo e a solidão, o que pode causar impactos na saúde mental, já que a falta de interação social está associada a níveis mais altos de depressão e ansiedade.

Ao contrário do que pode ser associado à positividade tóxica, livrar-se do rancor pode fazer maravilhas pela sua saúde mental.

Isso ocorre porque contribui para uma vida mais leve, com mais aceitação, não apenas em relação às atitudes dos outros, mas também em relação a si mesmo, o que inclui a prática da autocompaixão e o conhecimento de suas próprias falhas.

LEIA MAIS: 6 dicas para deixar a procrastinação de lado – e ser mais produtivo!

Conscientização sobre o rancor

O primeiro passo para ser menos rancoroso é tomar consciência de que você nutre esse sentimento. Afinal, muitas vezes as pessoas passam a vida inteira sem saber que guardam rancor e mágoas do passado.

Aceitação

Em seguida, a aceitação deve ser sua palavra de ordem para se tornar uma pessoa menos rancorosa.

Quando você aceita todos os eventos bons e ruins que ocorreram em sua trajetória, consegue tirar lições dos acontecimentos ou simplesmente aceitar que a vida não é justa e que as coisas acontecem como podem, e não como queremos.

LEIA TAMBÉM: 5 mentiras que toda criança e adolescente contam – mas sem maldade

Evite remoer e pensar sobre o rancor

Remoer os sentimentos negativos e pensar excessivamente sobre o que te fez mal apenas aumenta o rancor e te mantém conectado a experiências negativas, o que pode aumentar a tristeza e a solidão.

Se preferir, você pode atribuir um novo significado aos sentimentos e reavaliar toda a situação, entendendo que quem te feriu também é um ser humano em constante aprendizado.

Perdão

O perdão, quando se trata de ressentimento, deve ser direcionado tanto a si mesmo quanto àqueles que o magoaram. Quando você deixa ir, faz com que esse sentimento não tenha mais poder sobre suas decisões, e você passa a ser mais amoroso consigo mesmo e com os outros.

Perdoar não significa esquecer, mas é possível seguir em frente com mais leveza, sem o peso do rancor.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.