Técnica de Contagem de Carboidratos: você sabe o que é? Por que fazer? Veja!

Monitore a quantidade de carboidratos ingerida durante o dia.

A ingestão de carboidratos tem papel fundamental no corpo humano, pois essas moléculas são nossa principal fonte de energia e garantem que o organismo funcione adequadamente. No entanto, o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos aumenta o risco do desenvolvimento de doenças como diabetes, pois essas macromoléculas transformam-se em glicose.

A contagem de carboidratos é uma forma de monitorar a quantidade total dessa substância ingerida durante o dia. Esse método é muito útil para pessoas diabéticas, pois elas podem calcular a quantidade de insulina a ser administrada antes e após as refeições, para manter os níveis adequados de açúcar no sangue. Ainda, a técnica pode ser aplicada tanto em alimentos naturais quanto industrializados.

Confira o passo a passo para realizar a contagem de carboidratos

Anote tudo o que ingerir

O primeiro passo consiste em monitorar todas as fontes de carboidrato que você consumiu. Por isso, anote tudo o que você comeu durante o dia. Desta forma, é possível rastrear a quantidade, a qualidade e a distribuição dos carboidratos consumidos. Então, com a ajuda de tabelas ou aplicativos, consegue-se descobrir o valor total de carboidratos ingeridos.

Meça a glicemia

Se você possui diabetes, realize a medição da glicemia antes de cada refeição e 2 horas após o término. Assim, é possível estimar e analisar os efeitos do que você ingeriu na taxa glicêmica.

LEIA MAIS: Anti-inflamatórios podem piorar condição que afeta milhões de brasileiros!

Descubra a quantidade de carboidratos

Para o cálculo de carboidratos, utiliza-se um sistema que considera a porção de um determinado tipo de alimento, contendo 15 gramas de carboidrato. Por exemplo, 1 porção de cereais, 1 fatia de pão de forma, 4 bolachas do tipo água e sal, 3 colheres de sopa de milho cozido, 2 colheres de sopa de aveia em flocos, 3 colheres de sopa de arroz branco ou integral cozido, tudo isso equivale a 15 gramas de carboidrato.

Atente-se aos rótulos dos produtos e aos valores nutricionais apresentados para controlar a quantidade de carboidrato consumida e escolher a melhor opção. Dê preferência por fontes de carboidratos naturais, como vegetais, grãos e frutas.

Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado