4 alimentos que combatem a inflamação e trazem bem-estar e leveza para você
Tenha uma dieta anti-inflamatória com estes alimentos.
Os alimentos que consumimos podem influenciar diretamente os níveis de inflamação do nosso organismo. A inflamação crônica possui impactos negativos no corpo. E para combater os seus efeitos, é importante iniciar uma dieta anti-inflamatória. Assim, a seguir, confira alguns alimentos que combatem a inflamação e comece hoje mesmo a sua nova dieta.
Dieta anti-inflamatória
Enquanto alguns alimentos contêm ingredientes que podem desencadear ou piorar a inflamação, por outro lado, alimentos frescos têm menos probabilidade de ter esse efeito. A dieta anti-inflamatória não é um regime específico, mas, sim, um estilo de alimentação que se concentra em frutas e vegetais.
Alimentos para combater a inflamação
Chá verde
Todo chá é considerado anti-inflamatório, mas o chá verde é a melhor escolha para cumprir essa função. Isso porque ele possui polifenóis com propriedades anti-inflamatórias capazes de reduzir os níveis da proteína C-reativa (sinal de inflamação no organismo). Além disso, é rico em antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e ao estresse oxidativo.
Gengibre e cúrcuma
O gengibre e a cúrcuma são amplamente reconhecidos por seus benefícios anti-inflamatórios. Eles possuem um composto chamado gingerol, responsável pelo seu sabor característico e por muitas das suas propriedades protetoras. O gengibre também possui outros compostos, como o 6-shogaol, capaz de inibir a inflamação nas células dos vasos sanguíneos.
A cúrcuma é rica em polifenóis e bloqueia uma das vias metabólicas que conduzem à inflamação; desta forma, ela reduz os efeitos de patologias como a osteoartrite e a síndrome metabólica. Ela também é benéfica para pessoas sem qualquer doença diagnosticada, levando ao aumento do desempenho físico e da concentração, além de diminuir o estresse.
Nozes e castanhas
Estudos também associam nozes e castanhas à redução de marcadores de inflamação e ao baixo risco de doenças cardiovasculares e diabetes. As nozes contêm uma vasta gama de nutrientes e componentes bioativos que podem regular a inflamação, como alto teor de ômega-3, fitonutrientes e flavonoides. Mas lembre-se de moderar no consumo destes alimentos, pois eles também são ricos em gordura e calorias.
Peixes
Uma das melhores fontes de ômega-3 são os peixes ricos em gordura saturada, tais como salmão, atum, sardinha e cavala. Recomenda-se comer uma porção de duas a quatro vezes por semana para reduzir a inflamação e proteger o coração. Estudos concluíram que pessoas que comem regularmente peixes ricos em ômega-3 são menos propensas a desenvolver artrite reumatoide.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.