Afinal, o consumo de cerveja tem benefícios? Você irá se surpreender
Confira todos os benefícios de consumir cerveja com moderação.
A cerveja é uma bebida com uma longa história e presença em diversas culturas ao redor do mundo, sendo uma das mais consumidas. Recentemente, um estudo realizado na Espanha sugere que o consumo moderado de cerveja pode melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. Portanto, se você é um apreciador dessa bebida, confira agora todos os benefícios que seu consumo pode te trazer.
Consumir cerveja melhora a saúde física e mental
De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Múrcia, na Espanha, pessoas que consomem cerveja ocasional e moderadamente tendem a ser mais saudáveis tanto mental quanto fisicamente, além de serem mais felizes.
Em suma, o estudo analisou os inquéritos nacionais de saúde de 33.185 participantes na Espanha entre os anos de 2012 e 2017. Cerca de 80% dos consumidores moderados de álcool classificavam a sua saúde física como “boa”, em comparação com 50% dos que não consumiam cerveja.
Além disso, 90% dos consumidores de cerveja avaliaram sua saúde mental como “boa”, enquanto apenas 80% dos não consumidores apresentaram essa avaliação. Ou seja, de modo geral, os apreciadores de cerveja têm uma melhor saúde mental e autoavaliação.
Segundo o estudo, os consumidores de bebidas alcoólicas apresentaram metade da probabilidade de sofrer limitações físicas em suas atividades diárias, com 15% de ocorrência, em comparação com 30% dos não consumidores.
LEIA MAIS: Vinho ou cerveja: qual é a melhor bebida para a sua saúde?
Benefícios do consumo moderado de cerveja para a sua saúde
Nos últimos anos, vários estudos têm sido realizados para investigar os possíveis benefícios do consumo moderado de cerveja para a saúde humana. Veja alguns deles abaixo:
- Melhora da saúde cardiovascular: estudos mostram que o consumo de cerveja sem exageros pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como a aterosclerose e a hipertensão arterial.
- Ação antioxidante: a cerveja contém polifenóis e outros compostos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e doenças associadas ao estresse oxidativo.
- Redução do risco de diabetes tipo 2: beber cerveja com moderação pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes. O motivo pode estar relacionado aos polifenóis presentes na bebida ou até mesmo ao seu efeito positivo no microbioma intestinal.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.