Estudo aponta relação entre o uso de celular na infância e transtornos mentais – Entenda!

O uso de celular na infância deve ser monitorado e limitado

Um desafio para todos os pais hoje é entender a relação das crianças no celular. Com o isolamento em meio à pandemia, essa questão se tornou ainda mais relevante diante das necessidades de estudo e trabalho remotos impostas às famílias.

Apesar de serem aliados que facilitam nossa vida, os aparelhos eletrônicos podem ser prejudiciais para crianças e adolescentes se usados ​​de forma excessiva.

Relatório da Sapien Labs

Em um estudo recente da Sapien Labs, foi possível concluir que é muito arriscado dar celulares para crianças. Esse estudo examina como possuir um telefone celular em uma idade jovem afeta fatores como engajamento social, autoestima e tendências suicidas.

LEIA MAIS: Você já fez compras por impulso? Responda a estas perguntas e veja como se controlar!

O relatório tem como base dados de 28 mil jovens adultos da “Geração Z” (de 18 a 24 anos) de 34 países, onde a queda no bem-estar mental de jovens adultos teve início antes da pandemia.

Essa análise é muito importante, uma vez que é comum vermos crianças com seus próprios aparelhos celulares. De acordo com uma pesquisa realizada pela Common Sense Media:

  • Adolescentes entre 13 e 18 anos passam em média 9 horas por dia em telas de entretenimento;
  • Crianças de 8 a 12 anos gastam em média 6 horas.

Isso, é claro, deve ser motivo de grande preocupação, uma vez que os efeitos dos celulares nessas faixas etárias não são saudáveis.

Segundo este estudo, pessoas que ganharam seu primeiro aparelho eletrônico mais tarde tiveram, em média, melhor saúde mental e, portanto, menos problemas com ideação suicida, sentimentos de hostilidade e sensação de separação da realidade.

Isso nos dá uma ideia do impacto cumulativo do uso do celular na infância em adultos. Foi revelado, através da mesma pesquisa, que esse efeito pode ser pior em mulheres.

De acordo com o relatório, 70% das mulheres que usam telefone celular antes dos 10 anos apresentam problemas de saúde mental quando adultas. Embora os homens não sejam imunes, há menos casos.

LEIA TAMBÉM: 4 celulares (quase) indestrutíveis e que duram muito – Veja os destaques!

Conheça os riscos que o uso de telas pode trazer para o ser humano

  • Apatia a atividades sociais e interação;
  • Intolerância à espera;
  • Ansiedade e depressão;
  • Sono altamente prejudicado;
  • Problemas de vista;
  • Irritabilidade e agressividade;
  • Problemas físicos de saúde.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.