Não tem muito tempo? Veja aqui como compensar os efeitos do sedentarismo!
São muitos impactos negativos, mas eles podem ser solucionados!
As pessoas que ficam sentadas durante horas a fio correm um risco maior de desenvolver doenças crônicas – como diabetes, doenças cardíacas, demência e vários tipos de câncer – do que pessoas que se movimentam ao longo do dia. O estilo de vida sedentário amplifica o risco de morte prematura. Cientistas descobriram como minimizar os efeitos negativos do sedentarismo, confira.
Como compensar os impactos negativos do sedentarismo
Cientistas investigaram como compensar os efeitos nocivos para a saúde causados por longas horas sentado. As descobertas da investigação foram publicadas na revista Medicine & Science in Sports & Exercise. Os pesquisadores pediram que 11 adultos saudáveis de meia-idade se sentassem no laboratório durante 8 horas – representando um dia de trabalho normal – ao longo de cinco dias.
Em alguns dias, os participantes sentaram-se durante as 8 horas completas. Nos outros, foram testadas diferentes estratégias para que a pessoa sentada realizasse uma caminhada rápida. Por exemplo, em um dia, os participantes caminhavam durante 1 minuto a cada meia hora. Em outro dia, caminharam durante 5 minutos a cada hora.
LEIA MAIS: 3 dicas para perder peso junto com seu parceiro e ser fitness em 2023
Solução simples e eficaz
A solução encontrada foi extremamente simples e surpreendente. Uma caminhada de 5 minutos a cada meia hora foi a única estratégia que reduziu substancialmente os níveis de açúcar no sangue em comparação com ficar sentado todo o dia. Em particular, caminhadas de 5 minutos a cada meia hora reduziram o pico de açúcar no sangue após a refeição em quase 60%.
Essa estratégia também reduziu a tensão arterial entre quatro e cinco pontos em comparação com as pessoas que ficaram sentadas durante todo o dia. Passeios mais curtos e menos frequentes também melhoraram a tensão arterial. Mesmo uma caminhada que dure apenas 1 minuto por hora foi capaz de reduzir a tensão arterial em cinco pontos.
Então, as pausas para as caminhadas trouxe benefícios para a saúde física e mental. Durante o estudo, os participantes classificaram o seu estado mental, utilizando um questionário. Em comparação com estar sentado todo o dia, uma caminhada de 5 minutos a cada meia hora reduziu a sensação de fadiga, melhorou o humor e os ajudou a se sentirem mais energizados.
Você pode ter acesso ao artigo científico original (Breaking Up Prolonged Sitting to Improve Cardiometabolic Risk: Dose-Response Analysis of a Randomized Cross-Over Trial) para saber mais detalhes sobre as descobertas do estudo clicando aqui.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.