Desejo por Doces: Como lidar com essa tendência pós-refeição

Como controlar a vontade de comer doce após as refeições

Você é daquele tipo de pessoa que termina seu almoço ou jantar e já corre para procurar um docinho nos armários? Pois bem, esse é um mal que aflige uma grande parcela da sociedade. Muitas pessoas se sentem dominadas pelos doces, principalmente após as refeições.

Mas esse desejo tem uma explicação! Quando você consome açúcar, seu cérebro ativa os centros de recompensa, criando uma motivação para desejar mais desse sentimento.

Tornar isso um hábito é muito fácil, já que o cérebro busca por essa dose de açúcar, ainda mais se você ceder sempre que ele pedir. Essa vontade pode estar relacionada à produção de dopamina, um neurotransmissor que gera a sensação de prazer.

Independentemente do que costuma acionar seu desejo por doces após as refeições, é possível diminuir essa vontade adotando alguns hábitos. Veja o que você pode estar fazendo que está intensificando esse desejo.

3 dicas para diminuir o desejo de comer doces após as refeições.

Comer muito rápido

Quando você come muito rápido, mal consegue sentir o sabor da comida, o que significa que o ato é puramente fisiológico. Você aguarda a recompensa após a refeição, quando então sentirá prazer.

No entanto, é possível sentir prazer com sua comida se você comer devagar, apreciar o sabor e a textura do que está ingerindo. Mastigue devagar, coma aos poucos e preste atenção ao seu prato. Dessa forma, você sentirá a recompensa com o prato principal.

LEIA MAIS: 

Consumir muitos carboidratos simples

Carboidratos simples são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, o que resulta em um alto índice glicêmico na corrente sanguínea. Quando isso ocorre, o pâncreas libera insulina para lidar com essa grande quantidade, resultando em um pico seguido de uma queda acentuada nos níveis de açúcar no sangue.

Após essa queda, o organismo pode desejar mais açúcar, pois fica mais sensível e deseja repor aquele pico anterior. No entanto, isso pode ser resolvido com carboidratos mais complexos.

Carboidratos simples incluem farinhas brancas, bebidas açucaradas, sobremesas e doces. Já os carboidratos complexos estão presentes em cereais integrais, vegetais e leguminosas, como o feijão.

Comer em pequenas quantidades

Se você tem comido pouco, seu organismo vai pedir por mais comida. E quando ele pede mais comida, geralmente não deseja alimentos saudáveis. Quando estamos com fome, costumamos desejar alimentos ricos em calorias, pois acreditamos que eles proporcionarão maior saciedade.

Portanto, tente não passar muito tempo sem comer e consuma uma quantidade suficiente para se sentir satisfeito. Alimentos ricos em fibras e gorduras saudáveis, como cereais integrais, vegetais, frutas e oleaginosas, tendem a proporcionar saciedade por um período mais longo.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.