3 técnicas para evitar o ganho de peso depois dos 30
O envelhecimento diminui o metabolismo e a massa muscular, mas uma vida ativa e fibras ajudam a emagrecer.
Com o avanço da idade, torna-se mais difícil perder ou manter o peso. Isso ocorre porque o metabolismo do corpo desacelera progressivamente, especialmente a partir dos 30 anos, quando há uma diminuição da massa muscular.
Após os 50 anos, ocorre uma redução abrupta dos hormônios femininos, o que pode levar ao ganho de peso na região abdominal. Então confira as dicas de como emagrecer, controlar o peso e manter uma alimentação saudável.
Como o corpo funciona?
O metabolismo é responsável por gerar energia para o corpo realizar as atividades necessárias à sobrevivência. Logo, a partir das substâncias obtidas dos alimentos, o corpo sintetiza hormônios e enzimas, destrói células velhas e cria outras novas para substituí-las. O metabolismo basal é responsável pelas atividades vitais do corpo, como respirar e manter os batimentos cardíacos.
O que pode ser feito para controlar o peso?
Adotar um estilo de vida mais ativo pode ajudar a controlar o peso. Assim, é recomendável praticar exercícios físicos diariamente, de preferência 5 vezes por semana, num total de 150 a 300 minutos semanais.
As atividades podem incluir corrida, caminhada, natação, bicicleta, dança, entre outras. Além disso, para quem não tem tempo para se exercitar regularmente, pode-se trocar o elevador pelas escadas e descer do ônibus um ponto antes do destino.
O poder das fibras: dicas para acelerar o metabolismo
Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o corpo em forma e garantir uma vida mais saudável. Além disso, a escolha dos alimentos pode ser determinante para acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento.
Uma das estratégias para alcançar esse objetivo é a inclusão de fibras na dieta. Os alimentos ricos em fibras, como leguminosas, vegetais e frutas, são importantes para ajudar no funcionamento do corpo.
Além disso, eles exigem um maior esforço na digestão, aumentando o gasto energético. Por isso, inclua esses alimentos em sua dieta diária e sinta a diferença.
LEIA MAIS: 4 chás termogênicos deliciosos para te ajudar a emagrecer mais rápido
Fracione a alimentação
A alimentação fracionada é importante para manter o metabolismo acelerado durante todo o dia. Ficar muito tempo sem comer pode reduzir a velocidade do metabolismo e fazer com que o corpo comece a consumir o próprio tecido muscular para ganhar energia. Por isso, o ideal é fazer refeições menores e mais frequentes, alimentando-se a cada três horas.
LEIA MAIS: Quer emagrecer? Então tome cuidado com ESTAS frutas na sua alimentação
Aumente os músculos
Os músculos são importantes aliados na aceleração do metabolismo e no emagrecimento. Eles precisam de mais energia para se manterem vivos, o que significa que queimam calorias mesmo quando estamos em repouso. Por isso, a musculação é a atividade mais eficiente para quem quer aumentar a massa muscular e acelerar o metabolismo.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.