Como detectar o Alzheimer através da fala? Veja seus primeiros sinais

É muito importante que o tratamento do Alzheimer seja realizado corretamente.

A doença de Alzheimer é causada pela morte de células cerebrais, e apresenta-se como demência ou perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem. No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de casos, a maioria ainda não diagnosticada. De fato, em muitos casos, a doença é confundida com uma condição de idosos, um declínio cognitivo relacionado à idade, portanto, a suspeita de doença de Alzheimer é descartada. O que pouca gente sabe é que os sinais de Alzheimer podem começar décadas antes do aparecimento dos sintomas, principalmente através da fala, o que pode dificultar o tratamento. Por isso, é essencial saber detectar esses sinais.

O que é o Alzheimer?

A doença de Alzheimer é um termo geral usado para descrever condições que ocorrem quando o cérebro não é mais capaz de funcionar adequadamente. A doença de Alzheimer causa problemas de memória, pensamento e comportamento.

Nos estágios iniciais, os sintomas da demência podem ser mínimos, mas pioram à medida que a doença danifica ainda mais o cérebro. A taxa de progressão da doença de Alzheimer varia, mas, em média, os pacientes vivem cerca de oito anos após o início dos sintomas.

Embora atualmente não haja tratamento para interromper a progressão da doença de Alzheimer, existem medicamentos para tratar os sintomas da demência.

Nas últimas três décadas, as pesquisas sobre a demência levaram a uma melhor compreensão de como a doença de Alzheimer afeta o cérebro, e descobriu-se que a condição demonstra os primeiros sinais por meio da fala. Assim, pesquisadores continuam buscando tratamentos, curas, prevenção e melhorias na saúde cerebral relacionadas à doença de Alzheimer.

O produto da Accexible

Pensando nessa problemática, a empresa Accexible desenvolveu um produto — acessível via desktop, aplicativo ou telefone — que avalia o conteúdo linguístico da fala de uma pessoa, bem como a maneira como ela fala, para identificar alterações que possam indicar um problema subjacente. A CEO da empresa promete 90% de precisão e resultados em minutos.

Você pode usar o aplicativo como um teste de triagem por médicos de família e para acompanhamento do progresso de pacientes por neurologistas. A empresa informou que dez mil pacientes e quarenta profissionais já utilizaram o serviço, e que a Accexible está conduzindo projetos-piloto na Espanha, na Colômbia e no Reino Unido.

Se um paciente apresenta uma queixa de memória, o médico pode usar a tecnologia para realizar um teste de triagem e, em seguida, encaminhá-lo para uma clínica de memória para mais atenção, se necessário.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.