6 erros graves que você já cometeu na cozinha e acabam com a sua saúde

Aprenda a manter sua cozinha e sua saúde seguras, vendo os erros comuns cometidos na cozinha que podem colocar em risco a sua saúde! Mantenha-se seguro e desfrute de uma culinária saudável.

Aprenda a manter sua cozinha e sua saúde seguras, evitando cometer os erros comuns na cozinha que podem colocar em risco a sua saúde! Cuide-se e desfrute de uma culinária saudável.

6 erros graves que todo mundo já cometeu na cozinha

Armazenar alimentos enlatados na geladeira

É útil ter latas de tomates ou feijões no armário, mas lembre-se de que os alimentos enlatados não duram para sempre. Esteja atento à data de validade e consuma-os antes desse prazo.
Além disso, se você usar apenas metade de uma lata, evite armazenar a lata aberta na geladeira, pois os alimentos podem adquirir um sabor metálico. Em vez disso, transfira-os para outro recipiente.

Descongelar alimentos na bancada da cozinha

Descongele alimentos congelados o mais rápido possível para evitar intoxicações alimentares. Isso significa não deixá-los na mesa da cozinha durante o dia todo.

A melhor opção é descongelar alimentos na geladeira durante a noite, pois isso mantém os alimentos fora da “zona de perigo” das bactérias. Coloque a carne em um prato para evitar que os sucos escorram e contaminem outros alimentos.

LEIA MAIS: 3 dicas para aproveitar – e curtir – seu tempo na cozinha!

Usar os mesmos utensílios para carne crua e cozida

Ao grelhar carne na churrasqueira, pode ser mais conveniente usar o mesmo conjunto de utensílios. No entanto, isso aumenta o risco de espalhar bactérias nocivas das carnes cruas para as carnes e vegetais cozidos.
Tenha duas pinças de cores diferentes: uma para alimentos crus e outra para alimentos cozidos.

Lavar carne crua

Lavar carne crua, como frango ou peru, é um mito antigo sobre segurança alimentar. Na verdade, lavar a carne só espalha bactérias por toda a cozinha, pia, panos e utensílios. Em vez disso, siga as normas básicas de higiene alimentar ao preparar frango e assegure-se de cozinhá-lo completamente para evitar contaminação.

Manter carne ou peixe cru por muito tempo

Evite manter carne e peixe crus por longos períodos. Idealmente, cozinhe ou congele aves, peixes e carnes frescas dentro de dois dias após a compra. Se você abrir e usar apenas uma parte do alimento, armazene-o corretamente e verifique o rótulo para saber por quanto tempo ele pode ser usado após a abertura.

Leia também: 7 alimentos da sua cozinha e como armazená-los – para durarem muito mais!

Colocar comida quente na geladeira

Colocar comida quente na geladeira aumenta a temperatura interna e pode colocar em risco todos os alimentos lá armazenados. No entanto, como mencionado anteriormente, é importante resfriar os pratos após o cozimento.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.