5 erros comuns na limpeza da sua cozinha que acabam com a sua saúde

Leia estas dicas antes de começar a limpeza da sua cozinha.

Manter a cozinha limpa é fundamental para a sua saúde e bem-estar. Alguns especialistas recomendam cuidados na hora da faxina, pois alguns erros podem espalhar germes, contaminar os alimentos e causar doenças. Para ajudar a manter esse cômodo da sua casa limpo e seguro, listamos erros comuns de limpeza da cozinha para se evitar.

5 erros de limpeza que colocam sua saúde em risco

Não trocar a esponja com frequência

Por quanto tempo você utiliza a mesma esponja de lavar louça? As esponjas são um depósito de bactérias, e se não forem limpas regularmente, podem espalhar germes nocivos para os pratos, talheres e bancadas. O recomendado é trocá-la a cada 2 semanas e higienizá-la entre os usos – é só colocá-la no microondas por 1 minuto e deixar secar ao ar livre.

Uso de alvejante

Para muitas pessoas, o cheiro do alvejante é um sinal de limpeza. Porém, muitos especialistas desencorajam o uso dele, porque esse tipo de produto contém cloro em sua composição. Essa substância afeta a qualidade do ar em casa e pode causar reações adversas. Além disso, o alvejante sequer é um desinfetante eficaz em superfícies porosas.

LEIA MAIS: Truque com limão para deixar seu vaso sanitário limpinho e sem manchas

Misturar diferentes produtos de limpeza

Quando se trata de produtos de limpeza, é comum pensar que quanto mais, melhor. Mas se você tiver o hábito de usar vários sprays, toalhas e desinfetantes, tenha cuidado. A combinação de diferentes produtos de limpeza pode criar gases tóxicos, que podem ser nocivos se inalados.

Por exemplo, misturar alvejante com amônia produz gás cloramina, que pode causar desde sintomas mais simples, como irritação nos olhos e na pele, até sintomas mais graves, como problemas respiratórios e morte. Por isso, é importante seguir as instruções do fabricante e evitar misturar produtos de limpeza.

LEIA MAIS: Economize na limpeza: aprenda 4 truques usando vinagre!

Guardar a louça úmida

Você deve sempre se certificar de que a louça está completamente seca antes de guardá-la no armário. Colocar pratos e talheres úmidos em local fechado, como gavetas, pode criar um ambiente ideal para a reprodução de bactérias, além de desenvolver um odor de mofo. Para garantir que os seus pratos estão secos, use um escorredor de louças ou utilize toalhas limpas para enxugá-los.

Esquecer de limpar os potes de tempero

É importante garantir que os seus potinhos de temperos sejam devidamente higienizados. Os frascos podem abrigar bactérias e bolores, que podem causar intoxicação alimentar, reações alérgicas e problemas respiratórios. Lave-os com frequência e certifique-se de que estão secos antes de colocar as especiarias novamente.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.