5 sinais silenciosos de que alguém perto de você precisa de ajuda

É muito importante ficar atento aos sinais que as pessoas dão, pois eles podem falar muito mais que as palavras.

Nem sempre uma pessoa que precisa de ajuda vai conseguir pedir. Isso se deve a vários motivos, como a falta de forças, a vergonha de assumir que precisa do outro ou até mesmo o medo da reação alheia. Por isso, é muito importante reconhecer os sinais de que alguém precisa de ajuda emitidos em silêncio.

Como reconhecer que alguém precisa de ajuda

Infelizmente, às vezes nós estamos tão distraídos em nossos problemas que só sabemos quando alguém precisa de ajuda se a própria pessoa disser. Mas, como vínhamos falando, nem sempre a pessoa consegue dizer.

Por isso, é importante estarmos atentos a todos os sinais apresentados para saber quando é o momento de oferecer ajuda, confira:

1. Falta de vontade

Sabe aquele amigo que sempre nega todos os convites, desde sair para um passeio leve pela tarde até uma festa? E que sempre diz que faz isso porque está “sem vontade” de fazer coisas que antes adorava fazer? Então fique atento, essa falta de disposição pode ser um sinal de alerta.

2. Isolamento total

Esse sinal conversa muito com o anterior! Isso porque a mesma pessoa que sempre nega todos os convites é a mesma que some de repente do círculo de amizades. De repente, ela não aparece em lugar algum e nem responde às mensagens. Esse também pode ser um sinal de perigo.

Leia mais: 5 coisas que pessoas de sucesso não revelam no seu trabalho

3. Mudança brusca de comportamento

Outro sinal pertinente é a mudança brusca de comportamento. Isso inclui tanto a pessoa feliz e alegre que rapidamente se torna triste e fechada, quanto a mais quieta que do nada se torna elétrica. Saiba reconhecer quando essas mudanças acontecem e sempre pergunte o motivo.

4. Humor autodepreciativo

É muito comum que as pessoas que passam por dificuldades façam piadas um tanto intensas ressaltando suas próprias dificuldades ou defeitos. Por exemplo, elas dizem coisas como “eu sou um lixo mesmo” ou então “eu não sirvo para nada”. Ao ouvir isso, sempre tente contradizer essas falas, apresentando as virtudes da pessoa, e perguntar se ela está bem.

Leia mais: Como a sua casa pode afetar a sua saúde mental?

5. Desleixo com a aparência

Por fim, fique sempre preocupado quando a pessoa para de ligar para a aparência e começar a surgir sem pentear o cabelo ou vestindo roupas sujas. Esse é um sinal claro de que ela precisa de ajuda e nesse momento você pode ser essa pessoa que ajuda.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.