Estresse causa cabelos brancos? Entenda a relação entre as emoções e a cor dos fios!
De modo geral, fatores emocionais aceleram o processo oxidativo, por isso, é comum afirmar que os cabelos ficam brancos
Não é segredo para ninguém o quanto o estresse provoca impactos negativos no nosso corpo, em geral. Mas, há uma crença bem forte de que os cabelos ficam brancos quando estamos estressados. Será que isso é verdade?
Há muito tempo o embranquecimento capilar deixou de ser vinculado, apenas, à idade. Do contrário, tanta gente com menos de 40 anos não aparecia com os temíveis fios brancos na cabeça, não é mesmo?
Por isso, há uma corrente que aponta que os cabelos acabam ficando brancos quando estamos estressados. Rumores e empirismos à parte, talvez a ciência possa nos ajudar com tal afirmação. Vamos ver?
Por que os cabelos ficam brancos?
Antes de mais nada, vamos entender por que os cabelos, de fato, ficam brancos? Cada fio é composto pela haste e a raiz. A haste é aquela parte mais longa e colorida que cresce fora da cabeça. Enquanto isso, a raiz é o que fixa o cabelo ao couro cabeludo.
Pois bem, a raiz é envolta pelo folículo piloso e, nele, há células de pigmento que produzem melanina. A propósito, é essa substância que dá cor tanto aos cabelos quanto à pele. É natural que estas células pigmentares morram à medida que envelhecemos.
Deste modo, quando as células pigmentosas do folículo se esgotam, também para a produção de melanina. Consequentemente, a cor dos cabelos vai clareando até ficar totalmente branca ou grisalha.
Entretanto, as células pigmentares não são afetadas apenas pela idade, mas também por fatores genéticos. Por isso, ocasionalmente nos deparamos com pessoas relativamente jovens com cabelos grisalhos.
LEIA MAIS: Com que frequência se deve lavar o cabelo? Veja o que levar em conta!
Por que ficamos com os cabelos brancos quando estamos estressados?
Da mesma forma que idade e genética afetam a produção da melanina, fatores emocionais também têm pesada influência nisso. O curioso é que o vínculo só foi afirmado mais recentemente.
Em 2020, um estudo comprovou que há uma relação bem próxima entre sistema nervoso simpático e o desenvolvimento dos cabelos grisalhos. O sistema, a propósito, é responsável pela reação de fuga ou luta ante uma situação adversa.
Para isso, induz o estresse no corpo e, em seguida, libera norepinefrina com o objetivo de prepará-lo para a ação. Contudo, a substância também pode danificar as células-tronco dos melanócitos, que regeneram a cor nos folículos capilares.
Sendo assim, não é errado afirmar que os cabelos ficam brancos quando estamos estressados. Afinal, o estresse frequente realmente danifica as células pigmentares e, deste modo, aumenta a velocidade do processo de envelhecimento.
Em outras palavras, o estresse acelera o processo de oxidação das células. Mas, dá para reverter isso?
LEIA TAMBÉM: Aprenda como desentupir pia de banheiro com cabelo – 4 métodos caseiros!
Como reverter os frios grisalhos por estresse
Inicialmente, os especialistas não apontaram indícios de que o embranquecimento dos cabelos brancos por estresse fosse reversível. Porém, recomendavam formas de reduzir os níveis de estresse para, assim, desacelerar o processo.
Por exemplo, adotar uma alimentação mais saudável ou praticar atividades de relaxamento, bem como exercícios físicos diários. Entretanto, há uma luz no fim do túnel!
Segundo estudo da Universidade de Columbia, quando a fonte de estresse é removida, a pessoa pode ter, de volta, a cor natural dos fios. Mas, vale afirmar que este efeito benéfico não acontece com todo mundo.
Ou seja, o ideal mesmo é cuidar da sua saúde mental e emocional. Assim, evita que os cabelos fiquem brancos quando estressado, deixando que a idade cuide disso!
Informação importante, não é mesmo? Então, confira outras dicas importantes sobre saúde mental, inclusive, os benefícios do pensamento positivo.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber tod