Estudo revela alimento que age como “fonte da juventude” e combate o envelhecimento cerebral

Conheça o alimento que pode aumentar a vitalidade cerebral

Todos nós estamos sujeitos ao envelhecimento cerebral, um processo natural que ocorre em algum momento das nossas vidas. Mas há uma excelente novidade: pesquisas recentes revelaram que existe um alimento capaz de atuar como uma verdadeira fonte da juventude para o cérebro, revertendo esse processo em até 19 anos e trazendo incríveis benefícios para a saúde cerebral.

Descubra o alimento que pode aprimorar a saúde cerebral

O estudo publicado na revista Neurology descobriu que pessoas que consomem em média 7 porções de espinafre por semana possuem quantidades reduzidas de placas (agrupamento da proteína beta-amiloide) e emaranhados neurofibrilares, biomarcadores da doença de Alzheimer.

LEIA MAIS: Soluções para aliviar a dor de garganta em casa – Veja 5 dicas!

O estudo envolveu 581 pessoas com idade média de 84 anos, que concordaram em doar seus cérebros após a morte para contribuir com a investigação sobre demência. Assim, os participantes preencheram questionários anuais perguntando quanto consumiam de cada tipo de alimento em diferentes categorias.

Os participantes faleceram, em média, sete anos após o início do estudo. Antes do óbito, 39% deles já haviam sido diagnosticados com demência. Ao serem examinados após o falecimento, 66% atendiam aos critérios para a doença de Alzheimer.

Os resultados evidenciaram que aqueles que seguiam a dieta mediterrânea, com destaque para os vegetais folhosos verdes, apresentavam quantidades médias de placas e emaranhados semelhantes aos de pessoas 12 anos mais jovens, ao contrário daqueles que não ingeriam esses alimentos com a mesma regularidade.

LEIA TAMBÉM: Novo estudo revela associação entre pressão alta e demência; saiba mais!

Conheça mais sobre a dieta mediterrânea

Há evidências crescentes de que seguir uma dieta mediterrânea pode auxiliar na prevenção da doença de Alzheimer e de outras formas de demência. Essa dieta é rica em frutas, legumes, grãos integrais, nozes, azeite de oliva e peixe, e limita o consumo de carne vermelha, açúcar refinado e gorduras saturadas.

O espinafre, assim como outros vegetais folhosos verdes, é benéfico para a saúde cerebral e pode atuar como um rejuvenescedor. Isso se deve ao fato de que esses vegetais são ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem auxiliar na proteção das células cerebrais.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Acesse o Google Notícias e clique em ✩ Seguir para receber as últimas informações do portal diretamente no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.