Estudos apontam benefícios da canela na memória e cognição; fique por dentro!

Você sabia que a canela pode auxiliar na memória e nas funções cognitivas das pessoas? Pelos menos, é o que dizem alguns estudos.

De fato, ao transcorrer da história da humanidade, a canela teve usos distintos, transitando em processos culinários, aroma e fitoterapia. No entanto, segundo um estudo divulgado pela National Library of Medicine(https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34279199/), pode-se perceber que a canela possui efeitos neuroprotetores, inclusive obtendo influência sobre doenças como Alzheimer.

Além disso, a canela também possui benefícios cognitivos, bem como propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e imunomoduladoras. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

Estudo indica que a canela proporciona benefícios a funções cognitivas

A realização de um estudo mais minucioso sobre os possíveis benefícios cognitivos da canela pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias preventivas contra o declínio cognitivo. A canela, conforme aponta esse estudo, possui a capacidade de melhorar significativamente as funções cognitivas, bem como a aprendizagem e a própria memória.

LEIA MAIS: 10 dicas para melhorar a memória com hábitos simples

A função da canela nos processos cognitivos

A canela é obtida da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, e pesquisas sugerem que seus compostos bioativos podem influenciar a função cerebral e afetar comportamentos. Um estudo (https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1028415X.2023.2166436) recente teve como objetivo revisar sistematicamente pesquisas sobre a relação entre a canela e seus componentes na memória e no aprendizado.

Foram coletadas mais de 2.600 pesquisas em diferentes bancos de dados em setembro de 2021, das quais 40 atenderam aos critérios, sendo incluídas nesta revisão. A maioria das pesquisas mostrou que a canela melhora significativamente a função cognitiva, especialmente através de seus componentes eugenol, cinamaldeído e ácido cinâmico, que alteram positivamente a função cognitiva em estudos in vivo e in vitro.

Assim, a canela pode ser útil na prevenção e redução do comprometimento da função cognitiva, servindo como adjuvante no tratamento de doenças relacionadas. No entanto, são necessários mais estudos sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM: Até que ponto o esquecimento é algo natural? Veja sinais de alerta!

Mas afinal de contas, usar canela realmente melhorará a memória e as funções cognitivas?

Embora alguns estudos tenham indicado efeitos positivos da canela na memória e em funções cognitivas, não se pode afirmar isso com total certeza devido às limitações dos estudos analisados. Alguns utilizaram dosagens diferentes e apresentaram baixa qualidade, com imprecisões e variáveis mal-definidas. Além disso, estudos sobre o uso da canela em quadros de Alzheimer foram menores, com amostragem pequena e falta de grupo de controle.

Para compreender efetivamente os efeitos da canela, é fundamental a realização de um estudo prospectivo e controlado. Portanto, é necessário aguardar novos estudos para uma compreensão plena dessa questão.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado