Produto transforma qualquer superfície em fonte de energia fotovoltaica; conheça!
Invenção pode transformar qualquer superfície em fonte energia
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma inovação na área de energia solar que vai melhorar a eficiência na geração de energia. Eles desenvolveram células solares ultraleves para geração de energia, capazes de transformar qualquer superfície em uma fonte de energia solar.
Inovação da ciência em recursos renováveis
Os cientistas afirmam que as células solares desenvolvidas são duráveis e flexíveis, embora sejam mais finas do que um fio de cabelo humano. A integração delas a um tecido leve e resistente facilita a instalação em uma superfície fixa.
Por serem tão finas e leves, essas células solares podem ser instaladas em muitas superfícies diferentes. Por exemplo, elas podem ser integradas às velas de um barco para fornecer energia em alto-mar; aderidas em barracas e lonas utilizadas em operações de recuperação de desastres; ou aplicadas nas asas de drones para estender seu alcance de voo. Essa tecnologia pode ser facilmente integrada em diferentes ambientes com necessidades mínimas de instalação.
As células solares desenvolvidas correspondem a um centésimo do peso dos painéis solares convencionais. Elas geram 18 vezes mais energia por quilograma e são fabricadas a partir de tintas semicondutoras, usando processos de impressão que podem ser usados, no futuro, para fabricação em grandes áreas.
Superando células solares convencionais
Quando testaram o dispositivo, os pesquisadores do MIT descobriram que ele poderia gerar 730 watts de potência por quilograma quando usado livremente. Esse número muda para 370 watts por quilograma, se implantado no tecido de alta resistência Dyneema, que é cerca de 18 vezes mais potente por quilograma do que as células solares convencionais.
Uma instalação solar típica de telhado em Massachusetts é de cerca de 8.000 watts. Para gerar essa mesma quantidade de energia, a nova instalação fotovoltaica de tecido adicionaria cerca de 20 quilos ao telhado de uma casa. Eles também testaram a durabilidade de seus dispositivos e descobriram que, mesmo depois de enrolar e desenrolar um painel solar de tecido mais de 500 vezes, as células ainda retiveram mais de 90% de sua capacidade inicial de geração de energia.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.