Por que as formigas entram em equipamentos eletrônicos? Motivo desvendado!

Aparelhos eletrônicos são uma fonte de calor atrativa para as formigas

A aparição de formigas é comumente associada à presença de doces no local, no entanto, é possível notar que, com a aproximação do inverno, essas pequenas criaturas são vistas com mais frequência por lugares incomuns. Certamente, você já deve ter se deparado com formigas em equipamentos eletrônicos e ficou se perguntando o porquê de elas estarem ali. Continue lendo para saber o motivo.

Formigas e frio

Só de observar como as formigas se preparam para o frio, é possível predizer se o inverno será rigoroso. Isso ocorre porque as formigas são sensíveis às temperaturas baixas e dependem do calor no ambiente. Assim, para sobreviver ao inverno, esses insetos desenvolveram estratégias para enfrentar a estação mais fria do ano.

O aquecimento das fiações elétricas e equipamentos eletrônicos em funcionamento tornam-se uma fonte de calor atrativa para as formigas. Aparelhos que funcionam por longos períodos e que estão próximos ao solo são os mais vulneráveis a essa invasão. As minúsculas criaturas são atraídas para pôr ovos ou procurar abrigo.

LEIA MAIS:

Por que as formigas carregam tantas folhas o tempo todo? Descubra o curioso motivo!

Como formigas e outros insetos conseguem andar no teto?

Prejuízos causados pela invasão de formigas

Podem ocorrer danos a dispositivos eletrônicos se a infestação de formigas for grave. Como esses insetos têm uma alta porcentagem de água em seus corpos, as infestações aumentam a umidade dentro dos dispositivos e podem causar curto-circuito. Além disso, elas carregam sujeira e restos de comida, o que eventualmente afeta a ventilação de ferragens e motores. As formigas também produzem ácido fórmico, que pode danificar e destruir placas eletrônicas.

Como evitar que as formigas se instalem nos equipamentos

Sempre que possível, o especialista aconselha desconectar os equipamentos da tomada para resfriar o sistema, além de borrifar inseticidas no local onde ele é utilizado. Porém, ele lembra que a pulverização desses produtos químicos diretamente dentro de objetos eletrônicos pode causar danos adicionais aos componentes, então, tenha cuidado.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado