Google lança ferramenta para controlar IA e proteger conteúdo na internet

A iniciativa surge em resposta à ação de grandes sites que começaram a bloquear os rastreadores web utilizados pela OpenAI em sua coleta de dados.

É inegável que o avanço da Inteligência Artificial alterou significativamente a dinâmica da internet que conhecemos. Isso coloca os sites em uma posição complicada, uma vez que muitos recursos podem simplesmente desaparecer após a substituição pela Inteligência Artificial. Com isso em mente, cientistas desenvolveram uma ferramenta de controle de IA do Google, vamos conhecer.

Como funciona a ferramenta

De acordo com o próprio anúncio do Google, essa ferramenta será uma opção para os criadores de conteúdo que desejam bloquear o acesso da IA aos seus sites. Isso se deve ao fato de que ferramentas como o ChatGPT utilizam o que já está disponível na internet para gerar suas respostas. Isso significa que o mecanismo tem acesso a praticamente tudo que está na web.

A Inteligência Artificial passa por um “treinamento” ao entrar em contato com esse conteúdo. Ou seja, ela utiliza esse material para aprimorar a própria ferramenta até se tornar mais competente. No entanto, o problema apontado por muitas pessoas é que esse avanço rápido e consistente pode levar ao desaparecimento de milhões de empregos.

LEIA MAIS:

Assim, muitos pesquisadores em tecnologia estão demandando medidas para conter o avanço da IA em benefício da comunidade mundial. Uma dessas soluções é o Google-Extended, que impede que a IA utilize os dados de um site para seu próprio treinamento, sem impedir que o material possa ser encontrado nas pesquisas dos usuários.

Como acessar essa ferramenta

Como mencionado anteriormente, essa ferramenta surge como uma resposta à demanda por segurança de dados dos sites. Antes mesmo da criação do Google-Extended, alguns sites conseguiram bloquear os rastreadores utilizados pela OpenAI. Esse foi o caso de grandes sites de notícias, como o The New York Times, Reuters ou CNN.

Para aqueles que têm interesse, vale mencionar que o recurso já está disponível em um arquivo chamado robots.txt. Esse arquivo fornece informações aos rastreadores da web e indica se um site está ou não disponível para acesso. Portanto, é uma forma de proteger o conteúdo disponível na internet.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Lê Mundo!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.