Não é preguiça! Cochilar durante o dia ajuda a preservar seu cérebro, diz estudo!
Fazer uma pausa e tirar um cochilo durante o dia pode ser uma medida preventiva para evitar doenças, como demência.
Um estudo recente realizado pela Universidade College London (UCL) e pela Universidade da República, do Uruguai, intitulado UK Biobank, trouxe novas evidências sobre a importância de tirar breves cochilos durante o dia para a saúde cognitiva e a prevenção de quadros de demência.
A pesquisa analisou uma ampla amostra de mais de 378 mil pessoas entre 40 e 69 anos. Os resultados desse estudo revelaram uma conexão modesta, porém significativa, entre cochilar durante o dia e um maior volume cerebral.
Os pesquisadores examinaram o encolhimento do cérebro à medida que envelhecemos e descobriram que, em indivíduos saudáveis, ocorre um declínio constante no volume cerebral após os 35 anos, com uma taxa de redução de 2% ao ano, que se acelera aos 60 anos.
LEIA MAIS: 4 coisas que fazem sua pele envelhecer antes do tempo
Tirar um breve cochilo durante o dia pode ser uma estratégia simples e eficaz para cuidar do seu cérebro e manter uma mente saudável.
Anos economizados
Pesquisas recentes revelam que tirar cochilos durante o dia pode resultar em uma economia de “anos” no que diz respeito à saúde cerebral. Essa economia pode ser comparada à diferença entre o volume cerebral de uma pessoa com função cognitiva normal e alguém com comprometimento cognitivo leve.
Essas descobertas possuem implicações clínicas significativas para a prevenção de declínios cognitivos relacionados ao envelhecimento, especialmente se aplicáveis a uma ampla população.
É importante mencionar, no entanto, que o estudo tem suas limitações, pois a amostra analisada consiste predominantemente em pessoas de ascendência europeia e branca. Portanto, mais pesquisas são necessárias para examinar se esses resultados se aplicam igualmente a outras populações.
Os cientistas explicam que a medida do volume cerebral tem sido usada como um indicador de neurodegeneração, e estudos anteriores demonstraram os efeitos negativos que problemas de sono podem ter sobre essas mudanças estruturais.
LEIA MAIS: 4 formas naturais de se manter acordado sem beber café
Com base nessas pesquisas, os resultados mostraram uma associação entre cochilos diurnos regulares e um aumento no volume cerebral total, sugerindo que tirar cochilos frequentes pode oferecer alguma proteção contra a neurodegeneração, compensando os efeitos prejudiciais de um sono insatisfatório.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.