Açúcar dá espinha? 4 alimentos que causam acne e você não sabia

Você costuma ter acne quando come muitos alimentos doces? Saiba que a ciência já comprovou a relação. Confira.

A acne é um problema de pele que afeta milhões de pessoas, e além das causas genéticas e hormonais, estudos têm demonstrado que a nutrição desempenha um papel significativo na saúde da pele e pode influenciar o desenvolvimento e a gravidade da acne.

Entre os fatores alimentares que podem piorar a acne, o aumento do açúcar no sangue tem ganhado destaque. Uma alimentação desregrada pode prejudicar a saúde da pele, uma vez que certos alimentos contribuem para inflamações e intoxicações.

Se você deseja ter uma pele bonita e evitar a acne, é importante estar atento ao que se deve evitar em sua alimentação.

Nutrição e a saúde da pele

Uma dieta desequilibrada, rica em alimentos processados e carboidratos refinados, pode levar a flutuações nos níveis de açúcar no sangue. Quando consumimos esses alimentos, nosso corpo quebra rapidamente os carboidratos em açúcar, elevando os níveis de glicose no sangue.

Em resposta a esse aumento repentino, o pâncreas libera insulina para ajudar a regular o açúcar no sangue. No entanto, o consumo frequente desses alimentos pode levar o organismo a se tornar resistente à insulina, aumentando o risco de desenvolver diabetes.

Além disso, o consumo frequente de alimentos processados e carboidratos refinados pode causar inflamação crônica no organismo. A inflamação, quando ocorre de forma constante, pode desencadear problemas de saúde, incluindo o agravamento da acne.

Estudos mostram que a inflamação crônica pode estimular a produção de sebo e aumentar a obstrução dos poros, fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne. Além disso, o aumento dos níveis de insulina no sangue também pode influenciar a produção de hormônios androgênios, conhecidos por estimular as glândulas sebáceas da pele, resultando em mais produção de sebo. Esse desequilíbrio hormonal pode agravar a acne, especialmente em pessoas geneticamente predispostas.

LEIA MAIS: 5 sinais de que a sua dieta está te fazendo mais mal do que bem

Alimentos que aumentam a acne

Certos alimentos têm sido associados ao aumento da incidência de acne, então devem ser evitados ou consumidos com moderação para quem sofre com a condição.

Frituras

Alimentos fritos, como batatas fritas e salgadinhos, contêm altos níveis de gorduras trans e saturadas, que podem promover a inflamação e aumentar a produção de sebo, agravando a acne.

Bebidas açucaradas

Refrigerantes e sucos industrializados têm alto teor de açúcar, o que pode causar flutuações nos níveis de açúcar no sangue e contribuir para a inflamação no organismo.

LEIA MAIS: 5 vitaminas deliciosas para ganhar massa muscular rápido

Alimentos processados

Embutidos, alimentos enlatados e industrializados muitas vezes contêm aditivos e conservantes que podem prejudicar a saúde da pele, agravando a acne.

Fast-foods

Hambúrgueres, pizzas e outros alimentos de fast-food são geralmente ricos em gorduras saturadas, açúcar e sódio, que podem agravar a acne e piorar a inflamação.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.