Jardinagem: 3 riscos escondidos quando você cuida de suas plantas!
Se você tem o hábito de cuidar do jardim, tome cuidado, pois ele pode oferecer alguns riscos a sua saúde. Veja como evitar.
Você gosta de cuidar do seu jardim? Muitas pessoas utilizam a jardinagem como forma de terapia, para acalmar a mente e se conectar com a natureza, enquanto outras a veem como um hobby ou simplesmente apreciam ter um jardim bonito, ou uma horta de onde colher alimentos orgânicos e de qualidade.
No entanto, independentemente do motivo pelo qual você pratica a jardinagem, é importante estar ciente de que ela pode apresentar alguns riscos, como lesões ou infecções, que podem ser perigosos para a sua saúde. Claro, usando os equipamentos adequados e tomando as precauções necessárias, esses riscos são reduzidos significativamente, mas é fundamental estar ciente deles.
Portanto, hoje vamos destacar alguns perigos que a jardinagem pode apresentar e fornecer dicas para se proteger adequadamente e evitar problemas de saúde.
LEIA MAIS: Energias negativas em casa: Evite estas plantas que trazem azar!
Contrair leptospirose
Ratos costumam percorrer diversos locais, especialmente onde há restos de comida ou lixo orgânico. Eles são portadores da bactéria leptospira, causadora da leptospirose, uma infecção perigosa para os seres humanos.
Você pode contrair leptospirose ao entrar em contato com a urina de ratos infectados, presente em águas paradas da chuva, barris ou qualquer água acumulada onde a urina possa estar presente.
A doença apresenta sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça, icterícia, vômitos e, em casos mais avançados e não tratados adequadamente, pode levar à insuficiência renal, hepática e até mesmo meningite.
Contrair tétano
O tétano é uma doença extremamente preocupante devido aos seus sintomas dolorosos. Muitas pessoas associam essa doença a objetos enferrujados, porém, é comum encontrarmos o organismo causador, a bactéria Clostridium tetani, no solo, principalmente em solos adubados com esterco.
Essa doença causa espasmos musculares graves e dolorosos, e sua forma mais grave pode levar à morte.
Embora a maioria das pessoas seja imunizada contra o tétano, é possível contrair a doença por meio da jardinagem, portanto, todo cuidado é pouco.
Entrar em contato com bactérias e fungos
É comum encontrar plantas com fungos visíveis, e certamente existem muitas bactérias presentes em suas plantações. No entanto, ter contato direto com alguns deles pode ser prejudicial à saúde.
Pessoas idosas ou com o sistema imunológico comprometido podem ter dificuldade em combater certos organismos, o que pode ser prejudicial e até mesmo fatal.
Um exemplo comum de perigo é o mofo, que pode causar alergias e afetar negativamente os pulmões. Isso costuma ocorrer com pessoas que têm contato frequente com feno, pois ele pode conter a bactéria Actinomycetes.
LEIA TAMBÉM: Não pega sol na sua casa? Veja 6 plantas que não precisam de muita luz!
Como se proteger desses perigos?
Para evitar o contato com esses microrganismos, é ideal que você sempre utilize luvas de jardinagem, especialmente para cobrir quaisquer feridas ou cortes antes de mexer na terra ou nas plantas.
Além disso, evite que os ratos tenham acesso à sua plantação, cobrindo adequadamente recipientes de água e mantendo os alimentos fora do alcance deles. Se você tiver compostagem, lembre-se sempre de cobri-la adequadamente.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.