Tomar melatonina é bom? Entenda os riscos e se você deveria tomar!
Conheça tudo sobre esse hormônio do sono
Será que tomar melatonina é bom? Confira!
Nos últimos anos, o uso da melatonina tem sido cada vez mais crescente em boa parte das pessoas. Com isso, o que mais tem preocupado os profissionais é que muita gente tem tomado essa substância sem prescrição médica. E daí surge o questionamento: será que realmente melatonina é bom? É indicado para todo mundo?
É isso que vamos descobrir no artigo de hoje. Continue lendo até o final!
O que é a melatonina?
A melatonina é um hormônio que é produzido pela glândula pineal, que fica localizada na região cerebral do nosso corpo. Desse modo, a sua função principal é regular o sono entre o dia e a noite.
No entanto, os níveis de melatonina aumentam de acordo com a escuridão. Ou seja, quando a noite chega, o nosso corpo entende que já está na hora de dormir e estimula a liberação desse hormônio.
Em contrapartida, enquanto existir luz, como é o caso do dia, a produção de melatonina é interrompida. Já que o nosso corpo entende que ainda não chegou a hora de dormir.
Logo, isso explica o fato de muitas pessoas terem insônia porque ficam muito tempo no celular à noite e expostas à luz artificial, por exemplo.
E por que existem pessoas que sentem sono durante o dia e insônia à noite?
Isso acontece quando ocorre um distúrbio no ciclo circadiano (relógio interno de sono-vigília) que pode ser causado quando existe uma desordem entre o relógio interno e o horário socialmente aceito para dormir.
O que pode acontecer com pessoas que trabalham à noite, viajam entre fusos horários diferentes ou passam a noite inteira acordadas mexendo no celular ou assistindo séries e filmes.
Ou seja, quando você permanece em ambientes de luzes fortes até altas horas da noite, o seu cérebro pensa que ainda é dia. Consequentemente, a produção de melatonina também é prejudicada, o que leva a uma falta de sono noturna.
LEIA MAIS: Cafeína em excesso: Cuidado, você pode ter uma overdose!
Tomar melatonina é bom?
Como o processo de produção natural de melatonina fica prejudicada nesses casos, muitas pessoas começaram a ingerir cápsulas desse hormônio na tentativa de solucionar este problema.
No entanto, apesar de essa ser uma estratégia realmente válida, é necessário que haja uma prescrição médica. Pois o uso isolado deste suplemento não resolverá o distúrbio do sono. Isto porque, é necessário fazer uma higiene do sono em conjunto.
Além disso, as doses de melatonina devem ser específicas para cada caso. Por isso, é necessário que você busque ajuda com um profissional para fazer essa suplementação.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!