5 mitos sobre envelhecimento nos quais você sempre acreditou

É comum ouvir diversas histórias sobre como iremos envelhecer ou quais serão nossas condições quando mais velhos. Porém, será que estas informações procedem?

O envelhecimento faz parte do curso natural da vida. Nascemos, aprendemos a andar, a falar e, ao longo desse percurso, ouvimos diversas versões equivocadas sobre o processo de envelhecer. Listamos abaixo alguns mitos sobre o envelhecimento nos quais você já pode ter acreditado.

5 mitos sobre envelhecimento nos quais você sempre acreditou

Idosos são incapazes de dirigir

Muitas pessoas acreditam que o avanço da idade inibe os idosos de dirigir. No entanto, os órgãos de trânsito não proíbem os idosos de dirigir ou estabelecem uma idade limite. A partir dos 50 anos, eles passam a ter avaliações regulares e com menor intervalo de tempo para renovar suas habilitações.

Existem idosos que continuam dirigindo, e com habilidade, por muito tempo. Apenas um em cada sete idosos relata não ser capaz de dirigir.

LEIA MAIS: Você é uma pessoa livre? Sinais de que ninguém consegue te prender!

Depressão e solidão na velhice

De fato, com o passar dos anos e o envelhecimento, nosso círculo de amizades tende a se reduzir. Perdas de pessoas próximas são mais frequentes, mas isso não determina que a solidão ou a depressão serão companheiras na velhice.

Estudos mostram que jovens adultos tendem a sofrer mais com a depressão do que os idosos.

Esquecer mais das coisas com a velhice

Não se pode negar que, com o envelhecimento, ocorrem alterações neurológicas que podem afetar nossas funções cerebrais. No entanto, existem métodos para manter o cérebro ativo e prevenir essas falhas de memória.

Atividades como palavras-cruzadas, aprender um novo idioma ou tocar instrumentos musicais ajudam a manter o cérebro em funcionamento.

LEIA MAIS: 7 coisas valiosas que podemos aprender com os introvertidos

Não há vida sexual na velhice

É comum pensar que, por terem uma idade avançada, os idosos não têm uma vida sexual ativa. No entanto, estudos revelam que essa condição está mais relacionada à saúde individual do que à idade em si.

Idosos são infelizes

Ao contrário do que é retratado em filmes ou novelas, estudos revelam que as pessoas mais velhas não são tão infelizes como se pensa.

Diversas pesquisas mostram que a felicidade, na verdade, tende a aumentar a partir dos 50 anos.

E aí, gostou de saber mais sobre os mitos relacionados ao envelhecimento? Para não perder nenhuma dica incrível como essa, acesse o site do Lê Mundo e fique por dentro de tudo.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.