O que significa cada tipo de mofo e como se livrar deles?

Você tem encontrado muito mofo em sua casa? Há diferentes tipos dele, e podemos identificá-los pelas cores.

De tempos em tempos, você pode se deparar com o desconforto de encontrar mofo em casa. O mofo é um organismo que, quando encontra condições favoráveis para o crescimento, pode ser percebido pelo cheiro ou pela cor.

Existem diversos tipos de mofo, e você provavelmente já se deparou com a maioria deles. Sabia que existem maneiras diferentes de tratá-los? Então, para ajudá-lo a evitar ou se livrar deles da melhor maneira possível, apresentaremos o que cada cor de mofo pode indicar!

Identifique os diferentes tipos de mofos pela sua cor

Azul

Associa-se essa cor geralmente ao organismo Penicillium, que é o mesmo organismo responsável pela produção do antibiótico penicilina. Eles costumam aparecer em alimentos ou no solo, mas não são benéficos, pois podem causar deterioração de alimentos e plantações.

Verde

Geralmente é proveniente de um grupo de organismos chamado Aspergillus, e podemos encontrá-lo com facilidade em pães, bolos ou outros alimentos. Além disso, é possível encontrá-lo em ambientes externos, principalmente em climas quentes.

Dentro do grupo de fungos que forma o mofo verde, também pode-se encontrar o Trichoderma, que é frequentemente encontrado em árvores, carpetes e papelão. Em tradução, o nome Trichoderma significa “pele peluda”.

Leia mais: Não jogue fora! 5 maneiras incríveis de aproveitar a casca de alho

Branco

O mofo branco, chamado de Isaria farinosa, recebe esse nome devido à sua aparência semelhante à farinha. Ele está presente em plantações e se caracteriza por hastes que se assemelham a pequenas árvores em seus hospedeiros.

Preto

O mofo preto, proveniente do fungo Stachybotrys, é de fato preocupante, pois pode ser tóxico. Ele geralmente aparece em materiais de construção que ficaram parados ou em ambientes que sofreram inundações.

Por outro lado, o mofo preto não tóxico, como o Aureobasidium, está em locais como o rejunte do chuveiro. Esse tipo de mofo tem uma consistência mais pegajosa e não é tão perigoso quanto o Stachybotrys, mas ainda pode ser problemático para a saúde respiratória se não tratar adequadamente.

Amarelo e laranja

O mofo amarelo e laranja, que contém fungos Stemphylium e Epicoccum, costuma aparecer em fibras naturais, como linho ou juta. Ele se manifesta em forma de manchas marrons, amarelas ou laranjas, além de dar ao objeto uma aparência úmida.

Leia mais: Como tirar mancha de queimado da panela? Veja 3 técnicas simples!

Rosa, roxo e vermelho

Aqui temos alguns tipos de fungos, como o Neurospora, que é um bolor vermelho frequentemente encontrado em pães. O Fusarium está geralmente em ambientes externos, como no arroz. Também podemos encontrar a bactéria Serratia, que pode ser rosada e encontrada em resíduos de espumas de sabão.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.