Muito além de um probiótico: O que é kefir e quais os seus benefícios?
Um tipo de bebida probiótica, o kefir tem, entre seus benefícios, a melhora da imunidade e flora intestinal
Se você acompanha as últimas tendências em alimentação saudável, com certeza já ouviu falar no kefir. Mas, além de saber do que se trata, é importante conhecer, sobretudo, seus benefícios e até como usá-lo no seu dia a dia.
A bebida probiótica traz uma série de benefícios, inclusive para a flora intestinal e imunidade. Além disso, tem a vantagem de possuir baixa caloria e poder ser cultivada aí, na sua casa.
Saiba mais sobre o que é o kefir, o bem que pode fazer para sua saúde e como usar no seu cotidiano. E, principalmente, como fazer o seu!
O que é o kefir?
Como já mencionado, o kefir é uma bebida fermentada obtida a partir dos grãos de kefir. Ué, mas não é a mesma coisa? Não, na verdade, primeiro você cultiva esta “comunidade” de bactérias e leveduras, bem parecidas com couve-flor. É o que chamamos de probiótico.
Lembra que comentamos sobre você poder produzir em casa? Pois é, isso é possível porque esses grãos são alimentados com leite (de vaca ou amêndoas e coco) ou água com açúcar. Para que se multipliquem, é preciso deixá-los fermentando entre 24 horas a alguns dias, conforme o processo de crescimento. Ah, e sempre em temperatura ambiente.
Durante a fermentação, as bactérias e leveduras convertem os açúcares em ácido láctico, ácido acético e dióxido de carbono. Como resultado, temos uma bebida levemente ácida e efervescente que, após pronta, pode ser consumida pura ou adicionada a smoothies, cereais e outras receitas.
LEIA MAIS: Alimentos bons para flora intestinal: 4 para a sua dieta!
Para que serve o kefir?
Inicialmente, o kefir é uma fonte rica de probióticos, bactérias benéficas que ajudam a manter a saúde intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, estamos falando de uma bebida altamente nutritiva que também possui os seguintes benefícios:
- Melhora a saúde intestinal e reduz sintomas de doenças inflamatórias, como a síndrome do intestino irritável.
- Fortalece o sistema imunológico, aumentando a produção de anticorpos.
- Ajuda na digestão devido à sua alta concentração de enzimas digestivas e ácido láctico.
- Reduz a inflamação.
- Melhora a saúde óssea por ser boa fonte de cálcio.
- Ajuda a controlar o açúcar no sangue.
- Ajuda a melhorar o humor, além de reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.
Ou seja, o kefir é uma bebida que, além de saborosa, traz importantes benefícios à saúde integralmente.
LEIA TAMBÉM: Os 6 alimentos que mais causam gases: confira quais são!
Como cultivar?
Quer cultivar o kefir em casa? Veja como fazer no passo a passo a seguir:
- Coloque o kefir em um pote de vidro esterilizado, evitando recipientes metálicos;
- Acrescente leite pasteurizado (ou o que você utilizar, caso tenha intolerância);
- Cubra com um pano mais fino e um elástico;
- Passados dois dias, observe se o kefir tem a aparência de uma coalhada. Nesta etapa, já dá para fazer uma vitamina. Porém, para iogurte, o tempo mínimo de fermentação é de cinco dias.
Por outro lado, caso já tenha recebido os grãos em água, siga alimentando-os com água e açúcar mascavo. E jamais o aqueça, pois os grãos são sensíveis à alta temperatura.
Achou este conteúdo interessante? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.