Não é culpa do cozinheiro! Descubra porque a comida de avião é tão ruim
Descubra os fatores que afetam o sabor da comida durante o voo e aprenda dicas para uma refeição mais saborosa.
Saiba por que a comida de avião tem um sabor insosso e como a altitude, a baixa umidade e o ruído afetam a percepção dos sabores. Além disso, descubra como alimentos ricos em umami podem manter seu sabor e aprenda dicas para tornar sua refeição mais saborosa durante o voo.
A influência da altitude e baixa umidade no sabor da comida de avião
Dentro da cabine selada de um avião, o ar recirculado fica muito seco. Estima-se que o ar em um avião comercial tenha cerca de 12% de umidade, o que é mais seco do que a maioria dos desertos.
LEIA MAIS: YouTuber admite ter derrubado avião para ganhar visualizações e dinheiro
Como a falta de umidade afeta o paladar
Devido à falta de umidade no ar, nossas vias nasais ficam ressecadas, reduzindo a capacidade do nosso sistema olfativo de discernir o cheiro. Logo, como o olfato desempenha um papel vital no sentido do paladar, nossa percepção do sabor dos alimentos pode ficar enfraquecida, fazendo com que eles tenham um gosto mais insosso.
O ruído como um obstáculo para o paladar
O ruído também pode ser um problema. Pesquisas mostram que o ruído ambiente pode ter um efeito significativo na percepção dos alimentos, especialmente no nosso paladar para a doçura e salinidade.
Como o ruído dentro das cabines de avião pode chegar a cerca de 80 decibéis – aproximadamente o mesmo que um aspirador de pó elétrico –, isso também provavelmente diminuirá seu prazer em comer.
LEIA TAMBÉM: Etiqueta em voos: 5 coisas que você sempre deve fazer em viagens de avião
Alimentos ricos em umami e sua resistência ao ambiente de avião
No entanto, existem algumas medidas que você pode tomar para combater esse efeito. Um estudo em 2015 descobriu que alimentos ricos em umami, como tomates, cogumelos e carnes envelhecidas, tendem a manter seu sabor mesmo quando consumidos em um ambiente semelhante ao de um avião.
Companhias aéreas relataram ter percebido essa tendência, observando que os passageiros consomem quantidades altas de suco de tomate durante os voos.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.