Sua dívida não deixa de existir após 5 anos de nome sujo – Entenda o que acontece!
Pagar uma dívida é uma obrigação, mesmo após cinco anos de inadimplência. Veja mais detalhes sobre o assunto.
Sabe aquelas insistentes ligações de cobrança? Elas não deixarão de existir após cinco anos. Isso porque, após esse período, ao contrário do que muitos dizem, sua dívida não será completamente perdoada. A seguir, veja mais detalhes sobre o que acontece após cinco anos com o nome sujo.
A dívida deixa de existir após cinco anos?
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, uma dívida não deixa de existir após cinco anos. Pelo contrário: ela renderá mais juros e ficará ainda mais cara devido às altas taxas do Brasil.
Então, o que muda após esse prazo? No caso, o CPF do devedor deixa de ser negativado. No entanto, as cobranças continuam existindo, logo é preciso resolver o problema o mais rápido possível. Ou seja, o banco ainda irá ligar e enviar e-mails e SMS solicitando o pagamento da dívida.
Para ajudar na quitação, existe um conjunto de ações do Serasa, o Serasa Limpa Nome, que oferece condições bem acessíveis de juros. Dessa forma, é possível negociar a dívida e ficar livre de cobranças.
LEIA MAIS:
- Organize suas finanças e mude sua mentalidade: os passos para lidar com as dívidas este ano!
- Nomes proibidos no Brasil: Confira a lista dos 10 mais bizarros!
Dívida prescrita
Após cinco anos, a pendência recebe o nome de dívida prescrita. Uma dívida prescrita é aquela que já ultrapassou o prazo máximo para ser cobrada judicialmente, portanto, o devedor não pode mais ser acionado na Justiça para realizar o pagamento dela. Entretanto, isso não impede que o credor tente realizar uma cobrança extrajudicial.
O score continua baixo ou negativado após esse período?
O Serasa possui um score. Assim, pessoas que mantêm suas contas pagas em dia possuem um score alto, e aquelas que atrasam suas dívidas possuem um score baixo.
Após cinco anos, não necessariamente o score continuará baixo. Porém, o devedor ficará “marcado” nos bancos e terá muita dificuldade para conseguir empréstimos, financiamentos e liberação de cartões de crédito, e até mesmo para fazer uma compra específica.
Hoje em dia, os bancos possuem diversas formas para quitar débitos. Então, não espere passar cinco anos para acertar suas dívidas.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.