Nova lei de trânsito vem gerando confusão nos motoristas – Veja o que mudou!

Fique atualizado sobre as mudanças na Lei de Trânsito e evite multas inesperadas

Se você é um jovem motorista, é importante estar atualizado com as notícias do trânsito brasileiro. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou recentemente por mudanças que preocupam muita gente.

A polêmica “lei da placa”

Uma das mudanças mais discutidas é a chamada “lei da placa”. Agora, a regulamentação para placas dos veículos está mudando, e os motoristas negligentes enfrentam uma multa muito alta.

A lei é clara: é proibido alterar os dados da placa. Quem descumprir essa regra será multado e responderá criminalmente.

Mas atenção para não fazer confusão, a alteração diz respeito apenas à adulteração das placas de veículos, que não tem relação com o ato de dirigir sem placa.

LEIA MAIS: Dirigir descalço dá multa: mito ou verdade?

Consequências para os infratores

O descumprimento da nova lei será tratado como infração penal com multa. Além disso, os funcionários públicos que cooperarem com a falsificação de dados serão punidos.

É importante ressaltar que todos os envolvidos são responsáveis. As mudanças visam combater o comércio ilegal de veículos e punir os culpados.

Multas e penalidades

Quem for flagrado infringindo a lei da placa será multado em R$ 293,74 e terá sete pontos somados na carteira de habilitação. Além disso, o veículo poderá ser apreendido até que a situação seja regularizada.

A falsificação da placa do veículo pode ser punida com pena de quatro a oito anos de prisão, dependendo da gravidade da infração.

LEIA TAMBÉM: 5 tipos de ultrapassagem proibidos que geram multa – e podem suspender a CNH!

Taxas de trânsito diferentes

Além da nova lei das placas, existem outras penalidades incomuns que muitas pessoas desconhecem. Veja algumas delas:

  • Estacione sempre a no máximo 50 cm – 1 m de distância do calçamento;
  • Ao passar por poças, tenha cuidado para não molhar pedestres ou outros carros;
  • Se o alarme do seu carro estiver alto e tocar por mais de um minuto, você pode receber uma multa pelo alarme;
  • Se você usa óculos ou aparelhos auditivos, lembre-se de usá-los enquanto dirige, pois poderá ser multado durante a revista do veículo e do condutor.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.