Nova tecnologia permite ver pessoas através das paredes usando Wi-Fi; confira!

Veja mais informações sobre esse sistema e o porquê de ele ter sido projetado.

No estado norte-americano da Pensilvânia, alguns pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon conseguiram desenvolver um novo método no qual é possível detectar a forma tridimensional e também os movimentos dos corpos das pessoas em ambientes diversos, sendo preciso utilizar apenas roteadores Wi-Fi.

Para esse método, os pesquisadores utilizaram o DensePose, que é um sistema que analisa uma foto e consegue mapear todos os pixels na superfície de um corpo humanoide presente nela.

Incrível, não é? Então, caso você tenha se interessado por essa nova tecnologia, que permite ver pessoas “através das paredes”, e queira ver mais informações sobre ela, continue a leitura deste artigo!

Como funciona esse novo sistema?

O DensePose, de acordo com o site Vice, foi projetado por pesquisadores de Inteligência Artificial (IA) do Facebook e por pesquisadores de Londres. A partir dele, de acordo com um artigo publicado no site científico arXiv, foi possível desenvolver um novo sistema em que uma rede neural profunda consegue mapear a fase e a amplitude dos sinais WiFi enviados e recebidos pelos roteadores para as coordenadas nos corpos humanos.

LEIA MAIS:

Qual foi o objetivo dos pesquisadores ao criarem esse sistema?

Já tem um bom tempo que os cientistas começaram a trabalhar para conseguir “ver” as pessoas sem que fosse preciso utilizar câmeras e radares. Isso porque as lentes comuns das câmeras normalmente enfrentam obstáculos como iluminação fraca e oclusão.

Em 2013, uma equipe de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) conseguiu encontrar uma maneira de tornar possível usar sinais de smartphones para conseguir “enxergar” através das paredes.

Então, cinco anos depois, outra equipe, também do MIT, usou uma rede WiFi para detectar pessoas em outra sala e transpor seus movimentos em figuras de bengala.

Isso levou à atual pesquisa que desenvolveu a nova tecnologia de detecção de movimentos, pois segundo os pesquisadores norte-americanos, os sinais WiFi servem como um substituto onipresente para câmeras RGB normais, quando se trata de “sentir” pessoas em uma sala.

O novo sistema desenvolvido também tem como destaque a segurança, pelo monitoramento por parte dos moradores de pessoas dentro das residências.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado